Quando nossos filhos começam a utilizar a internet é normal que surjam dúvidas e questões sobre como agir nessa situação. Afinal, o mundo virtual é quase infinito e tudo pode ser encontrado nas suas mais diversas páginas e camadas.
É evidente que atualmente as crianças já nascem conectadas à internet e navegam pelos milhares de conteúdos que ela tem a oferecer sem nenhum problema.
Aliás, quem nunca teve um momento de euforia ao ver uma criança utilizando um dispositivo eletrônico? Seja ele um celular, tablet ou computador, com precisão e maestria?
“Olha como ele é inteligente, tão pequeno e sabe acessar vídeos sem nenhum problema”
“Meu filho já consegue acessar diversos sites na internet sem precisar da minha ajuda”
Isso ao mesmo tempo que encantador, é preocupante e precisa ser visto com um olhar mais atento pelos pais e/ou responsáveis. Isto é, a criança ter noções sobre como navegar pela rede não significa respectivamente que ela saiba fazer isso de forma clara e evitando males.
Inclusive, vejo muitos pais tomarem a noção que seus filhos têm da internet como uma carta branca para eles usarem sem problemas. Segundo Erika Kobayashi, coordenadora de programas da Childhood Brasil, deixar a criança navegando na internet sem supervisão, apenas pela garantia de conhecimento que a mesma tem, é o mesmo que deixar uma criança só na rua quando ela já sabe o caminho de casa. Ela tem noção mas não sabe se proteger.
Por isso, estar sempre atenta ao que seu filho está acessando na internet, ensinando os caminhos corretos que ele deve seguir e o que deve evitar, é um passo extremamente importante e necessário na educação e crescimento das crianças atualmente.
Mas Renato, como orientar meu filho de maneira consciente e segura?
Como monitorar de forma saudável aquilo que meu filho vê na internet e explicar isso para ele?
Para te ajudar nessa tarefa, separei três dicas que se implementadas corretamente, conseguirão tornar a navegação do seu pequeno na internet segura, precisa e sem que haja estresse envolto nessa jornada.
Vamos lá?
Converse com seu filho, orientando-o sobre como agir!
Um ponto extremamente importante no processo educacional da criança e que muitos pais esquecem de estabelecer com seus filhos, é o diálogo!
Nem sempre será possível estar com a criança enquanto ela navega na internet, ainda mais quando as mesmas estiverem conectadas em um celular. Isso se agrava conforme elas vão crescendo e buscando sua própria liberdade e privacidade. Por isso, é necessário que desde cedo, seja estabelecido conversas a respeito do uso da internet, citando exemplos de pessoas e sites que devem ser evitados.
Algo que pode ser feito no começo desse processo, é você ao mesmo tempo que conversar com a criança a respeito da navegação segura na internet, ir mostrando no computador ou celular maneiras de tornar isso possível. O exemplo prático fará com que a criança consiga entender melhor o que deve ou não acessar.
Além disso, na medida do possível, tente acompanhar o que seu filho anda acessando na internet, como aplicativos, jogos e principalmente redes sociais, que são locais onde o pequeno pode ter contato rapidamente com pessoas do mundo todo. Caso note algo incomum, novamente, sente com a criança e converse abertamente sobre os riscos que corre, fazendo-a assimilar a ideia de proteção que está buscando passar.
É muito importante que a criança saiba de forma clara a respeito do roubo de dados, propagação de vírus e exposição a conteúdos inapropriados, como forma de evitar tudo isso. Você notará com o tempo que a criança terá uma responsabilidade maior com a sua vida no virtual e terá controle maior sobre o que deve ou não acessar!
Estabeleça gentilmente limites a serem respeitados!
É muito importante que haja sempre um tempo pré-determinado para que seu filho navegue pela internet. Obviamente nenhuma criança gosta de limites e seguir horários. Contudo é uma medida que deve ser posta em prática para que seu filho consiga navegar de forma mais segura e educada na internet. Além disso, com um tempo exato para navegar na rede, automaticamente sobrará tempo para a realização de outras atividades importantes para o desenvolvimento do pequeno.
Outro ponto interessante, é que ao seguir um horário fixo, a criança automaticamente se tornará mais organizada e disciplinada. Isso influenciará positivamente seus estudos, uma vez que a mesma saberá o que deve ser feito em cada momento, não procrastinando um ato ou outro. Aliás, quando a criança não quer fazer o que foi proposto no horário definido, não brigue com a mesma, fale de forma calma a importância de cumprir horários e quais benefícios a mesma terá com isso.
Por exemplo, vamos supor que seu filho tenha passado mais tempo que o combinado na internet. Ao invés de lhe dar um sermão, sente-se com ele e fale sobre os benefícios de cumprir o horário para que assim consiga fazer outras coisas.
Dê exemplos práticos do que ele pode fazer e deixe que ele sozinho pense no que está sendo perdido.
Algo que pode ser feito a fim de facilitar essa ação, é um plano de estudos, onde além das atividades escolares, seja incluído o tempo que deve ser gasto utilizando a internet. Dessa forma, seu filho cria uma autonomia com sua rotina, de forma que ao ter noção que para navegar na rede ele precisa fazer algo, automaticamente se sentirá mais motivado a terminar o necessário. Aqui mesmo no blog você encontra um artigo a respeito do plano de estudos. Clique aqui e leia!
Incentive seu filho o uso consciente da internet!
Proteger as crianças não significa proibir o seu acesso à internet. Ao contrário, é preciso que haja o incentivo e o direcionamento para seu uso correto. A internet é necessária atualmente em todas as áreas de atuação, ou seja, privar a criança desse mundo é impedir o seu progresso. Por isso, não haja drasticamente e corte o acesso à rede da vida do seu pequeno!
A segurança online que você procura para seu filho está em aumentar-lhe a consciência sobre como funciona o mundo virtual, ensinando-o a se direcionar por lá. Assim, seria muito interessante que após orientá-lo, fornecesse ferramentas capazes de incrementar essa ação.
Existem diversos blogs, canais no YouTube e sites com conteúdos incríveis para seu filho ter acesso. Conteúdos estes educativos e que apenas irão agregar aos estudos e conhecimento do pequeno. Inclusive, você já conhece o canal no YouTube do Método MemoKids? Clique aqui e conheça agora!
Ainda a respeito do conteúdo online, existem na internet métodos de estudos incríveis e com conteúdos ricos e bem estruturados, que apenas tornarão os estudos do seu pequeno mais fáceis, sem perder a qualidade.
É por esse motivo que quero te apresentar o Método MemoKids!
Desenvolvido ao longo de 2 anos, contando com a ajuda de professores, psicopedagogos e especialistas na área da educação, juntamente com técnicas testadas e comprovadas de memorização, o MemoKids é referência no mercado quando o assunto é educação infantil.
Elaborado por meio de videoaulas, curtas e objetivas com a finalidade de fazer a criança focar em tudo que está sendo passado, o MemoKids também pode ser visto pelos pais, uma vez que passa um direcionamento sobre como agir em diversas situações.
Portanto, não perca mais tempo, faça como mais de 12 mil pessoas já fizeram e inscreva-se hoje no Método MemoKids. Clique aqui e comece mudar a forma como seu filho encara sua educação!
Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseja comentar sobre algo que aconteceu com você, sinta-se à vontade para comentar. Prometo que irei ler e responder todo mundo!
Não se esqueça também de compartilhar esse artigo com outros pais e responsáveis. Talvez eles estejam passando por uma situação a qual o artigo venha ajudar.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves.
Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.