Como fazer meu filho se lembrar do que estudou

como-fazer-meu-filho-se-lembrar-do-que-estudou

Muitos pais relatam que ainda que seus filhos fiquem horas estudando, acabam se esquecendo de tudo o que foi visto momentos depois.

Embora isso não seja aplicável a toda criança, é comum ver estudantes de todas as idades sofrendo nas mãos dos esquecimentos.

Sem dúvidas, estudar para uma prova ou atividade escolar nem sempre é algo fácil, pois são vastos os conteúdos a serem vistos e um tempo muitas vezes curto. Além disso, a pressão posta sobre a criança nesses momentos, pode desenvolver alguns problemas como:

  • Ansiedade;
  • Insegurança;
  • Tensão;
  • Estresse…

Tais problemas farão com que a criança relacione os estudos a uma experiência desagradável, além de oferecer empecilhos para que ela desenvolva seu crescimento pessoal e intelectual.

Aliás:

Como anda a relação do seu filho com os estudos?
Ele consegue se lembrar dos conteúdos que estuda?

A memória é um sistema complexo, que envolve diversos fatores em seu funcionamento. Desse modo, para que haja bons resultados nos estudos, é preciso que todos esses fatores trabalhem em harmonia.

Por exemplo:

Imagine que seu filho esteja aprendendo sobre fotossíntese. Todavia, mesmo ele estando centrado em estudar o conteúdo, vendo extras a respeito do tema, ele não consegue compreender o mesmo e subsequentemente, memorizá-lo.

Quando a criança estuda algo em condições opostas do recomendado, podendo ser o ambiente, a forma emocional a qual se encontra, sua alimentação… ela estará automaticamente sendo submetida a resultados inesperados e frequentemente, baixos.

Entretanto, evitar que tudo isso ocorra e neutralizar ao máximo os esquecimentos da vida do pequeno, não é algo complicado de se fazer. Mesmo parecendo um bicho de sete cabeças, é possível fortalecer a memória da criança e proporcionar todas as ferramentas necessárias para seu aprendizado.

Através de alguns passos, é possível deixar seu filho pronto para estudar e memorizar o conteúdo que for necessário, sem que haja objeções no caminho.

Vamos descobrir que passos são esses?

Passo 1- Pergunte: O aprendizado foi consistente?

De certa forma um dos maiores erros cometidos por pais e filhos na hora em que vão estudar algo, é seguir em frente com os estudos mesmo não havendo total compreensão do conteúdo que foi visto.

Pense comigo:

Se não houver compreensão, como haverá memorização?

A memória humana age de acordo com aquilo que ela compreende e caracteriza como importante. Fora isso, se um conteúdo for visto de modo superficial pela nossa mente, ela o caracteriza como algo supérfluo e não estimulará nosso cérebro a gravá-lo.

Portanto, toda vez que seu filho for estudar algo, procure ao final de tudo, fazer perguntas sobre o assunto para ter conhecimento se ele realmente entendeu o que estudou.

Perguntas como:

O QUE? QUEM? ONDE? COMO? E TANTAS OUTRAS…

Fazem verdadeiros milagres na fixação de conteúdo pela memória.

Caso não tenha ocorrido ao menos 70% de compreensão do conteúdo, é um erro continuar com os estudos.

Essa atitude além de garantir uma maior eficiência na compreensão, também fará com que a criança tenha uma capacidade maior de memorização. O simples ato de pedir para que a criança explique o que foi visto, fará com que a memória da mesma caracterize o conteúdo como importante e trabalhe mais fielmente em sua memorização.

Além disso, dando para a criança a tarefa de ao final de tudo ter que responder perguntas a respeito do que foi visto, fará com que haja maiores estímulos mentais na mesma, pois estará buscando dar o melhor de si naquilo que lhe foi designado.

Passo 2- Pergunte: Meu filho está concentrado?

É provável que mesmo bem direcionado, seu filho acabe se distraindo com coisas paralelas ao estudo.

  • Seja por um vídeo;
  • Um brinquedo;
  • Um ruído;
  • Um jogo…

É normal que as crianças desfoquem da atividade que estão desempenhando em prol de coisas mais interessantes.

O problema vem quando isso começa a afetar os rendimentos educacionais do pequeno, impedindo seu aprendizado e memorização. Isto é, com o tempo, a criança se sentirá cada vez mais desmotivada a estudar, pois terá noção de que tem coisas mais interessantes, fazendo com que o ato de sentar para estudar e se concentrar seja quase impossível.

A concentração é um estado mental adquirido quando nossa mente consegue se “desligar” de tudo o que está a sua volta, focando em apenas uma ação.

Para que uma criança fique mais centrada na tarefa você pode criar, por exemplo:

  • Um ambiente livre de ladrões de atenção;
  • Um espaço próprio para a criança estudar;
  • Conteúdos atrativos;
  • Atividades lúdicas (brincadeiras relacionadas ao conteúdo).

Tais providências darão à criança um estímulo maior para se concentrarem e estudarem aquilo que for necessário.

Além disso, é importante também estimular na criança uma responsabilidade com os estudos, de forma que ela tenha empenho em estudar quando lhe for pedido, proporcionado uma dedicação maior em aprender e subsequentemente, se concentrar.

Ao inibir as distrações a criança consegue compreender melhor o conteúdo que está sendo aplicado. Compreendendo, a criança consegue memorizar tudo o que for necessário, resultando em ótimas notas e performances escolares.

Passo 3 – Pergunte: Existe um plano de revisões?

Ignorada por muitos pais durante a aprendizagem de seus filhos, a revisão é um dos processos mais importantes de uma jornada de estudos.

É através da revisão nos estudos que é possível realizar a consolidação de todo o conteúdo estudado na memória de longa duração.

Em suma, a revisão funciona como um mecanismo estimulador da nossa memória, já que ela faz com que seja constante o contato com o conteúdo estudado, impulsionando reforços sinápticos no cérebro e os convertendo em memorização.  

Além disso, a revisão proporciona um estado de confiança para a criança, trazendo resultados melhores a partir do momento que ela passa a ter certeza de que tudo foi realmente visto e compreendido.

Fora isso, através da revisão é possível ter uma economia do tempo gasto com os estudos.

Por que?

Simples! Ela evita outros problemas recorrentes, como o retrabalho de ter que ver algo novamente.

Existem diversas maneiras de se revisar um conteúdo estudado. Uma opção, por exemplo, é a revisão através do flash cards, que consiste resumidamente em fazer um pequeno cartão, onde de um lado você escreve uma pergunta e no verso sua resposta. Após fazer isso, você deve separar os cartões em três caixas:

  • Na 1º vão os cartões cuja resposta a criança erra ao tentar se lembrar;
  • Na 2ª caixa vão os cartões cuja a resposta a criança sabe, porém ainda possui dúvidas a respeito;
  • Na 3ª e última caixa, vão os cartões cuja resposta a criança sabe totalmente.

Os cartões da caixa 1 devem ser revisados uma vez por dia. Os da caixa 2 devem ser revisados a cada três dias. Já os da caixa 3 devem ser revisados a cada cinco dias. Quando todos os cartões estiverem na caixa 3, significa que a criança conseguiu memorizar todo o conteúdo visto.

Como complemento, deixarei logo abaixo um vídeo explicando de forma mais dinâmica, como realizar a revisão através do flash cards. Tenho certeza que será de grande ajuda!


É possível fazer seu filho se lembrar do que estudou!

Fazer seu filho se lembrar de tudo o que foi estudado não é algo impossível de se alcançar. Afinal, o principal ponto para isso é o empenho dos pais em ajudar seu filho a ir bem nos estudos.

Aplicando as dicas acima é possível sim reverter a situação para um estudo mais eficiente e com resultados eficientes!

Ou seja, criando na criança o hábito de estudar do jeito certo, proporcionando um ambiente favorável para isso e ensinando a mesma a sempre revisar tudo o que foi estudado, fará com que rapidamente ela deixe de ter problemas com a memória e faça dela uma grande aliada.

Por fim, estou deixando como um complemento ao texto, um vídeo onde falo mais a respeito do assunto abordado.

Assim, caso tenha ficado alguma dúvida a respeito, você conseguirá esclarecer todas elas de uma vez!

Gostaria muito de saber sua opinião sobre o tema, ou quem sabe, sua história. Prometo que irei ler e responder todos os comentários.

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA

Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU

Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL

Picture of Renato Alves

Renato Alves

Renato Alves, professor há mais de 20 anos, pesquisador cognitivo, palestrante e autor de 10 livros na área da memorização e aprendizagem acelerada.

Leia mais

6 respostas

  1. Professor Renato, suas dicas são sempre muito úteis. Meu filho é muito distraído e com certeza o uso dos cartões vai ajudar bastante para ele fixar o que aprendeu. Agora vai!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe To The Updates!