Ler desde cedo é ótimo para o desenvolvimento do ser humano. As crianças que crescem com este hábito se tornam adultos mais inteligentes e comunicativos, sabendo usar bons argumentos e conhecendo muito sobre diversos assuntos. Assim obtêm êxito na sua vida pessoal e profissional.
Além disso, os primeiros livros lidos por uma criança trazem uma das lições mais importantes para a sua vida acadêmica, a interpretação de texto.
Ter uma boa interpretação será o grande diferencial que vai ajudá-la a se destacar em provas e realmente entender o assunto. Afinal, quem nunca precisou ler e interpretar um texto durante a escola a fim de responder determinadas perguntas sobre o mesmo, certo?
O problema é que muitos dos nossos pequenos acabam não compreendendo ao certo sobre o que se trata a interpretação textual. Assim, mantém esse erro ao longo da vida e enfrentam situações complicadas. Principalmente quando se vai realizar uma prova, vestibular ou até mesmo concurso.
Aliás, você já parou para pensar que poder ser que seu filho NÃO saiba interpretar um texto corretamente? Já avaliou se ele consegue analisar todas as vertentes do texto, encontrando os pontos chaves da narrativa e seus personagens?
Diariamente somos expostos a diferentes tipos de textos, com suas mais variadas conotações e linguagens. Por certo, o mesmo acontece com as crianças ao decorrer de sua aprendizagem!
Portanto, vou passar por algumas dicas que irão ajudar muito o seu pequeno a ter uma ótima interpretação de texto, elevando suas habilidades à um nível excelente.
PRIMEIRO PASSO: Aplique estratégias e entenda se a criança sabe aplicar a interpretação!
Ler não se refere apenas ao processo de decifração de códigos, letras e frases, mas sim ao desenvolvimento de capacidades leitoras variadas, como por exemplo, a de inserir sentidos na leitura de um texto, em busca de uma melhor interpretação.
Quando a leitura parece não ter significado nenhum, é hora de sentar e analisar toda a situação e procurar entender o que está errado. Portanto, antes de tudo, faça um teste com seu filho e procure notar se sua interpretação textual está realmente ocorrendo de maneira eficaz e precisa.
Caso sim, parabéns! Seu pequeno está aprendendo tudo corretamente. Contudo, ainda fique de olho no texto, pois irei apresentar dicas interessantes que podem ajudar a elevar as capacidades do pequeno ainda mais.
Caso não, fique tranquila! É possível resolver essa situação e mudá-la para melhor.
Vamos descobrir como?
Afinal, o que é interpretação de textos?
Antes de prosseguirmos para as dicas, creio que seja essencial esclarecer de uma vez sobre o que se trata a interpretação de textos, já que muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito.
“Ação de interpretar, de perceber o sentido de algo ou de atribuir um sentido a algo; explicação: interpretação de um texto, de um sonho”.
Interpretação de textos é uma das competências mais importantes para o bom desempenho do aluno não apenas em português e literatura, mas em todas as disciplinas da sua grade escolar. Tida como o elemento-chave na compreensão de todo e qualquer discurso ou texto, amplia o entendimento da sua ideia principal, ou seja, sua finalidade.
É uma habilidade complexa que requer uma aprendizagem gradual e é indispensável para os resultados acadêmicos sejam da criança, ou até mesmo os seus. Isso acontece justamente pela maior eficiência na resolução de exercícios e na própria compreensão de situações cotidianas.
A interpretação de texto envolve algumas características em sua fundamentação, como por exemplo:
- Conjunções;
- Elementos gramaticais;
- Pontuação;
- Preposições.
Ressaltando que o texto também deve fazer sua parte e dispor tais elementos citados acima de maneira correta, para que não haja interferências em sua interpretação.
Em suma, a interpretação de texto é a capacidade da pessoa em analisar toda a situação escrita, encontrando seus pontos principais e chegando sozinho à conclusões pré-dispostas pelo autor.
Além disso, por meio da interpretação é possível ativar determinadas áreas do cérebro a partir do momento em que se esforça para decifrar algo escrito, estimulando novas sinapses e assim, fortalecendo o cérebro contra alguns males, como o famigerado, esquecimento.
Bom, agora que você já possui uma noção completa a respeito da interpretação de textos, vamos focar nas dicas e estímulos que podem ser incrementados na rotina do seu filho?
Dica 1 – Faça perguntas!
Quando a criança estiver lendo algo, podendo ser um exercício escolar ou até mesmo um livro de fantasia, faça perguntas sobre o que está escrito em busca de tornar o foco da mesma direcionado a interpretar as palavras e chegar a conclusão almejada.
Por exemplo, vamos supor que seu filho esteja lendo um exercício de matemática, onde a resposta é obtida por meio da resolução de uma charada. O enunciado é o seguinte:
Ajude seu filho analisar o contexto, se necessário, elabore perguntas para ajudá-lo a perceber e entender qual é o resultado correto. Use a realidade de vocês como exemplo, ajudando-o perceber que o resultado é 3, pois um dos pais era também avô. Ou seja, o outro pai era tanto pai como filho, sendo assim, o resultado será um total de 3 pessoas. Depois que ele lhe der a resposta, sendo ela certa ou errada, explique o porque daquele resultado e pergunte, “Entendeu?”. Caso não, explique novamente!
Fazendo perguntas, a percepção da criança aumenta e até mesmo os mínimos detalhes são notados. Portanto, sempre que notar que seu filho está lendo algo, pergunte a ele sobre. Com o tempo, automaticamente ele começará a notar mais eficientemente elementos chaves do texto e irá interpretar mais precisamente os mais diversos tipos de texto.
Dica 2 – Aposte nas tirinhas!
Muitas pessoas veem as tirinhas como algo bobo, cuja única função é o entretenimento. Contudo, é totalmente o contrário. Parece que não, mas as tirinhas são ótimas para treinar e estimular a capacidade de interpretação das crianças. Aliás, as mesmas são muito utilizadas em provas, justamente nas questões interpretativas.
Por serem normalmente formadas por apenas 3 ou 4 blocos, as tirinhas sempre possuem textos curtos e diretos, precisando dizer muita coisa em um espaço muito pequeno. Por essa característica, as mesmas sempre trarão uma mensagem codificada em meios as palavras, podendo ser uma problema social, uma crítica ou simplesmente, humor.
Assim, para que consiga entender o que realmente está sendo passado, é necessário interpretar a tirinha ao todo, analisando não apenas o texto, mas as imagens também, a fim de chegar ao contexto real da mesma.
Por exemplo, vejamos a tirinha da Mafalda abaixo:
Em uma primeira análise, Mafalda está se referindo ao mundo como doente e essa é a graça da tirinha. Porém, interpretando-a, percebe-se que a mesma faz uma crítica à forma como o mundo está devido a circunstâncias que o envolvem atualmente.
As tirinhas são uma excelente opção para estimular e aperfeiçoar a interpretação de textos da criança, pois além de serem visualmente atrativas, trazem críticas que podem ajudar o pequeno a entender melhor situações do seu dia a dia e assim desenvolver um pensamento crítico mais preciso, que o ajudará futuramente.
Dica 3 – Desenvolva um “caderno-dicionário” de novas palavras!
Um dos maiores inimigos da interpretação é a dúvida. Quando a criança não sabe o significado de uma palavra, ela fica presa entre duas alternativas: prosseguir com a leitura sem entender o real significado daquilo que está escrito ou ficar preso na leitura até recorrer a um dicionário e descobrir o significado de tal palavra. Aliás, essa é a grande questão, o dicionário!
Incentive seu filho a criar um minidicionário, ou um “caderno-dicionário”, com todas as palavras novas que encontrar ao decorrer da leitura, escrevendo-as e colocando seu significado logo na frente. Para complementar, peça para o mesmo copiar a frase no contexto em que a palavra aparece, a fim de facilitar seu entendimento quando for necessário e deixar registrado a primeira vez que tal palavra apareceu para ele.
Ter um dicionário ou algo a qual possa recorrer sempre que uma palavra diferente surgir, é essencial para realizar qualquer leitura de forma eficiente e gradativa. Isto é, não apenas a interpretação de textos que será fortalecida com a presença de um dicionário, mas também a compreensão, concentração e até mesmo a memorização, uma vez que o ato de ver uma palavra várias vezes e descobrir a fundo seu significado, estimulará sinapses no cérebro responsáveis pela memorização.
É muito importante durante o processo de aprendizagem do seu filho que você disponha alternativas e ferramentas viáveis a fim de tornar toda a experiência em algo que lhe agregue apenas conhecimento e novos aprendizados. A interpretação de textos é apenas uma das várias vertentes que envolvem a educação do seu pequeno!
Com o auxílio de um bom método tudo é possível!
Como vimos ao decorrer do artigo, tornar a interpretação de textos algo possível na vida do seu pequeno não é algo complicado. Em suma, basta ter empenho, um bom direcionamento e o auxílio das ferramentas certas para que tudo seja possível.
Contudo, existe um outro fator extremamente importante em todo esse processo. Algo infelizmente deixado de lado por muitos pais na educação dos seus filhos, são os métodos de estudo, desenvolvidos especialmente para facilitar toda a jornada de estudos da criança.
Com um bom método, você consegue analisar toda a situação educacional a qual seu pequeno se encontra, encontrando seus pontos fracos e fortes, a fim de assim saber exatamente como e onde agir na busca de tornar seu filho o melhor aluno da escola.
É por esse motivo que quero convidar você para conhecer mais a respeito de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para os estudos da criança: o Método MemoKids.
Desenvolvido ao decorrer de 1 ano, com a ajuda de professores, especialistas na educação e psicopedagogas, o Método MemoKids se torna referência no país quando o assunto é estudo e desenvolvimento infantil.
Elaborado em videoaulas, divididas em módulos voltados para áreas específicas da educação, o MemoKids ensina ao seu decorrer técnicas de estudo e memorização, que além de tornar seu filho mais preparado para os conteúdos e provas que for desempenhar ao decorrer da escola, o preparam para desafios diários enfrentados até mesmo fora do ambiente educacional.
Portanto, faça como milhares de pais já fizeram e mude a forma como seu filho encara os estudos. Clique aqui e conheça mais a respeito do Método MemoKids!
Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do assunto ou deseja comentar algo que tenha ocorrido com você ou seu filho, sinta-se à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo!
Ah, compartilhe esse texto com outros pais e responsáveis. Talvez eles estejam passando por algo parecido e o artigo possa ajudá-los.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves.
Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.