Como evitar o branco na hora da prova?

Como-evitar-o-branco-na-memória

Pelo menos alguma vez na vida, todos tivemos os famosos “brancos na memória. Sendo que se isso aterroriza até mesmo os adultos, imagine as crianças!

Na infância, o branco na memória ocorre com mais frequência em momentos de tensão. Por exemplo: na hora de fazer uma prova ou apresentar um trabalho em sala de aula.

Aliás, você sabia que os brancos na memória podem aparecer antes, durante e depois das provas? Poucos pesquisadores tratam sobre este tema, por isso decidi falar sobre ele aqui no blog.

Sem dúvida, vivenciar esta experiência pode ser muito frustrante para os pequenos. Ainda mais depois de tanto estudo, muitas vezes usando a conhecida técnica da decoreba.

Desse modo, muitas crianças chegam a se achar burras, incapazes. O resultado dessa autoimagem negativa é a baixa autoestima dos pequenos e o comprometimento do seu desempenho escolar. Tudo isso pode colocar a perder anos de estudos. 

Então precisamos ajudar nossos filhos para evitar que isso ocorra!

“Toda criança, independente de sua dificuldade, tem um potencial imenso para o seu desenvolvimento intelectual”.

Estudar para uma prova pode ser complicado para os pequenos, considerando a complexidade dos conteúdos e o curto espaço de tempo para estudá-los. O que adiciona ainda mais pressão na rotina de estudos.

Além disso, a insegurança da criança e o medo pré-estabelecido de provas, ajudam a tornar tudo mais difícil. 

Aliás, aqui no Blog MemoKids você encontra um artigo sobre como ajudar seu filho a lidar com o medo de provas. Clique aqui para ler! 

Para evitar o branco na memória basta estudar muitas horas?

Ao contrário do que muitos pais imaginam, não adianta passar horas e horas estudando, se a criança não sabe como estudar. 

Mais vale a qualidade do tempo dedicado ao estudo do que a quantidade de horas que a criança passa estudando.

Ou seja, passar horas estudando da forma errada não ajuda a evitar que aconteçam os brancos na memória.

Os brancos na memória são alarmes silenciosos que indicam a existência de algo errado com seu filho. Salvo que pode estar relacionado ao aprendizado ou ao lado emocional da criança.

Por isso, veja a seguir as principais causas desses apagões da memória. Além de como você pode ajudar seu filho a evitá-los.

Causa 1 – Aprendizado Inconsistente  

Se a criança aprende com consistência o que estuda na escola, e utiliza estratégias para fixação do conteúdo na memória de longa duração, o risco de ocorrer  brancos na memória é muito menor.

Quando a criança não sabe os passos que deve seguir para estudar e gravar o conteúdo na memória de longa duração, ela acaba esquecendo rapidamente o que estuda. 

Assim, a concentração, a motivação e a vontade de estudar são afetadas. Isto contribui para que a criança não obtenha o preparo necessário para enfrentar as provas e trabalhos.

Um dos maiores erros das crianças durante sua preparação para uma prova, é seguir em frente com os estudos sem ter compreendido pelo menos 70% do conteúdo visto anteriormente. 

Por isso, fique de olho! 

Muitas crianças querem terminar a tarefa logo, para fazer outra atividade. Pode ser que a rapidez seja sinônimo de pouca revisão do conteúdo e consequente baixa memorização. 

Ou seja, se você deseja que seu filho consiga reter em sua mente o conteúdo estudado, evitando os brancos, a dica é verificar com ele a consistência do seu aprendizado antes de partir para outra atividade.

Já ao apresentar um trabalho, a dica é treinar até memorizar o texto. Ao ensaiar muitas vezes acelera-se o processo de recordação e isso, obviamente, confere à criança muito mais confiança.

Causa 2 – Quem decora esquece!

É muito frequente que a criança acredite que precisará de determinada informação apenas por um período de tempo. Ou até a data da prova, sendo que para isso basta decorar o conteúdo na véspera.

O problema disso, é que quem decora não tem garantias de que conseguirá se lembrar na hora da prova. Neste caso, basta uma situação de tensão ou stress para que a criança esqueça completamente tudo o que estudou.

É importante lembrar que Decorar é diferente de Memorizar. Quando a criança decora uma matéria, o conteúdo é gravado na memória de curto prazo. Eventualmente, pouco tempo depois ela se esquece do que decorou.

Quando a criança memoriza, grava o conteúdo na memória de longo prazo, ou seja, ela aprende de verdade, utilizando o potencial do cérebro para fazer correlações que fixam o conteúdo para não esquecer mais.

Assim, horas de estudo sem método, usando o “decoreba”, não ajuda a afastar o fantasma branco na memória na hora da prova.

Nesse sentido, é fundamental que a criança aprenda a estudar e memorizar um conteúdo de maneira eficiente, guardando o que estudou em sua memória de longa duração. 

Dessa maneira, além de trazer confiança para o seu pequeno, o conteúdo estará em sua mente, podendo ser acessado em qualquer momento.

Causa 3 – Branco na Memória: reação às nossas emoções

Normalmente quando estamos em alguma situação de tensão, sentimos um certo “frio na barriga”, que nos leva a um estado maior de preocupação e faz com que nossa mente se perca em pensamentos desconexos, focando em qualquer assunto, menos o necessário. 

Situações como esta são comuns, pois em algum momento teremos que encarar uma situação não favorável a nós. 

O problema é quando essa tensão não é processada de forma adequada e começa a atrapalhar diretamente as ações e desenvoltura da criança. 

Os brancos na memória são reações do nosso cérebro a determinados “sinais de perigo” disparados pelos sentimentos de:

  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Estresse;
  • Nervoso…

Dessa forma, fique atento ao estado emocional da criança e como ela reage à pressão das provas e dos estudos.

Uma dica muito interessante é ensinar seu filho a fazer exercícios que trabalhem melhor as emoções, como estratégias de meditação e controle da respiração. 

Segue um exercício que costuma ser muito útil:

Peça à criança que feche os olhos e inspire pelo nariz, imaginando que, quando inspira, junto com o ar entram o amor e a alegria. Quando expirar pela boca, peça-lhe que imagine que saem junto com o ar o medo e tristeza. Peça a ela para repetir as respirações, até perceber que está mais calma.

Como prevenir o branco na hora da prova!

O branco na memória pode e deve ser prevenido. A melhor prevenção é sempre a preparação adequada antes da prova ou da apresentação do trabalho. 

O estudo com método antes da avaliação, o uso de estratégias de memorização e revisão da matéria, ajudam a criança a fixar o conteúdo estudado na memória de longa duração, o que dá mais confiança para a criança, reduz a tensão e evita o branco na memória na hora da prova.

Ao contrário do que se pode imaginar, memorizar é muito mais fácil do que decorar, basta a criança ter o passo a passo de como seguir para aprender o conteúdo das matérias da escola, durante a tarefa de casa.

Foi para ajudar as crianças nesta questão que desenvolvi o método MemoKids, com o suporte de um grupo multidisciplinar de pedagogos, professores e neurocientistas. 

O método ensina em detalhes o que seu filho deve fazer para se manter concentrado, organizado e como memorizar as matérias durante a lição de casa, para acessar quando necessário, sem medo do esquecimento.

A boa notícia é que o método funciona inclusive para as crianças que não têm vontade de estudar, que dizem que não gostam dos estudos. Independente da dificuldade da criança, o método ensina como tornar o estudo fácil e divertido.

Se você se interessou pelo método e deseja saber o que a criança aprende no curso, clique aqui.

Se puder, comente este artigo, dê sua opinião, compartilhe sua experiência. Muitas vezes a experiência de uma mãe pode ajudar a outra. Prometo que irei ler e responder todos os comentários.

Fique à vontade para compartilhar este artigo com outras pessoas. Quem sabe você faz a diferença no estudos de outras crianças também?

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves.

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

Picture of Renato Alves

Renato Alves

Renato Alves, professor há mais de 20 anos, pesquisador cognitivo, palestrante e autor de 10 livros na área da memorização e aprendizagem acelerada.

Leia mais

4 respostas

  1. Minha filha sempre tem esses brancos na memória na hora da prova e isso deixa ela ansiosa, ela chora quando chega em casa. O texto me ajudou a entender melhor como isso funciona e como eu posso ajudar. Hoje ela estava nervosa, porque não conseguia memorizar um texto da apostila, eu fiz o exercício da respiração e ela se acalmou e conseguiu.

    1. Fico feliz em ler isso, Priscila. É muito importante trabalhar o psicológico da criança para situações de tensão, evitando seu desgaste físico e mental. Abraços 🙂

  2. Eu tinha muito brancos da memória. Eu era uma pessoa q sentava, estudava 3, 4, 5 horas seguidas e achava q estava pronto para a prova, mas na hora da prova ….. pronto ….. la estava o tal branco da memória. Ai vi a propaganda do curso Estudo e Memorização e achei interessante. Me pergunto até hj porque não conheci esse curso antes …. principalmente na fase de alfabetização … tudo seria diferente.
    Hoje eu ganha mais tempo, não preciso ficar relendo o q já li e meu desempenho é excelente.
    Eu penso que o MemoKids, tinha q fazer parte da grade curricular das escolas. Se todos soubesse COMO ESTUDAR, desde pequenos, talvez não teríamos tantas adolescentes cada vez menos desinteressados pelos estudos.
    Parabéns professor, o senhor é a base de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe To The Updates!