Ajude seu filho a memorizar!

aprendendo-através-da-memorização

Você já deve ter percebido que muitas vezes seu filho deixa para estudar na véspera da prova. Isso faz com que ele acabe indo mal nas notas.

Outras vezes você vê que ele estuda, estuda, estuda… mas minutos depois não consegue sequer lembrar do que leu.

Muitas mães já me disseram que seus filhos só estudam na véspera das provas. Isto ocorre porque sabem que se estudarem antes, não vão se lembrar de nada na hora da avaliação.

Como pai, eu confesso que é doloroso ouvir estes relatos. As crianças são tão cheias de possibilidades que não deveriam se sentir desmotivadas. Ou pior, incapazes de guardar na memória o que estudam.

Pense comigo: se seu filho é uma criança ativa, que usa a inteligência nas brincadeiras, por que ele não consegue usar a inteligência e energia para estudar, aprender e não esquecer?

Será que a falta de concentração nos estudos é a única culpada?

Ou existe algum mecanismo de memorização que não está sendo acionado do jeito certo no cérebro das crianças?

O que eu posso afirmar é que muitas crianças não se lembram do que estudam porque não sabem como memorizar as matérias que estudam.

Isso faz com que elas percam a concentração e o foco. Afinal, não conseguem fixar na memória as matérias que estão lendo.

O que talvez você não saiba é que existe uma grande diferença entre decorar e memorizar. Muitas crianças utilizam a técnica de decorar, o famoso decoreba, achando que estão memorizando.

Quando a criança decora, o conteúdo é apreendido através da repetição mecânica, que em breve se apaga da mente.

Quando a criança memoriza, o conteúdo é apreendido através da repetição e de associações com outros conteúdos. Ou seja, o conhecimento é armazenado no cérebro por um período de tempo mais longo.

E é através das informações memorizadas, associadas a diferentes funções cerebrais, que a criança consegue aprender com consistência.

Para a criança aprender é preciso memorizar!

É importante salientar que Memória e Aprendizagem se entrelaçam o tempo todo.

A memória não diz respeito apenas à retenção de conhecimento, mas também ativada a imaginação, interpretação, etc…

No processo de memorização de tudo o que a criança aprende, dois tipos de memória são fundamentais:

  • A Memória de Trabalho (Curto Prazo);
  • A Memória de Longo Prazo.

Quando olho para trás, para a minha infância, me lembro das palavras em francês que aprendi na quinta série.

Ou ainda: quando trago à mente todas as funções de programação que aprendi na faculdade, estou na verdade recuperando em meu cérebro informações que estiveram sempre disponíveis em minha Memória de Longo Prazo.

Já no momento em que seu filho está buscando resolver um problema escolar, ele está usando sua Memória de Trabalho.

Para te explicar a diferença entre Memória de Trabalho e Memória de Longo Prazo vamos usar o processo para aprender a andar de bicicleta.

Enquanto seu filho se equilibra sobre duas rodas e pedala para ganhar velocidade, a mente dele escaneia trajeto à frente. Ou seja, reconhece os obstáculos, para que ele tome as decisões certas e siga o melhor percurso.

Neste momento seu cérebro organiza a realidade e armazena na Memória de Trabalho.

Nas próximas etapas do aprendizado, depois que seu filho tiver repetido os movimentos adequados para se equilibrar, testado diferentes estratégias para seguir adiante e transformado o ato de andar de bicicleta em um hábito, então este aprendizado será armazenado na Memória de Longo Prazo, algo que ele não irá mais se esquecer.

Assim, os dois mecanismos de memória estão intimamente relacionados em tudo o que seu filho aprende.

Vamos entendê-los melhor?

Desbravando a memória humana…

A Memória de Trabalho é acionada quando aprendemos algo novo. Por isso no dia-a-dia das nossas crianças ela é de grande importância. Afinal os pequenos estão sob constante aprendizado de novos conteúdos.

A Memória de Trabalho é também responsável por armazenar as informações que nos permitem tomar decisões e elaborar nossos comportamentos.

Por isso pode-se dizer que ela é a porta de entrada para a Memória de Longo Prazo.

Durante um período curto de tempo as informações apreendidas pela Memória de Trabalho ficam armazenadas, até que o cérebro decida se este conhecimento deve ser descartado ou armazenado na Memória de Longo Prazo, de forma definitiva.

memória-forte-memória-fraca

Gosto da metáfora do texto escrito na areia da praia para explicar a Memória de Trabalho. Neste cenário a onda chega e apaga tudo rapidamente.

Já a Memória de Longa Duração é como o texto esculpido numa rocha. Pode durar dezenas e até centenas de anos.

Um papel fundamental da inteligência é comparar elementos da Memória de Longo Prazo e tomar decisões utilizando a Memória de Trabalho.

Quanto mais informações a Memória de Trabalho consegue armazenar, mais possibilidades teremos para a resolução de problemas.

É como um malabarista. Quanto mais bolas coloridas ele consegue manter no ar, mais incrível se torna a realização do seu espetáculo.

Há algum tempo os pesquisadores acreditavam que uma Memória de Trabalho normal, sem treinamento, poderia reter até sete informações. Mas hoje acredita-se que esta memória apreende apenas quatro informações.

Depois que submeti minha memória a um treinamento, utilizando técnicas de memorização, minha capacidade de retenção aumentou 10 vezes, ou seja, ao invés de quatro, eu consigo reter facilmente uma sequência de 40 informações aleatórias.

Isso melhorou minha habilidade na escrita, me deu mais foco na leitura, aumentou minha capacidade de compreensão de textos e me deu o título de melhor memória do Brasil.

Por isso, colocar em prática as técnicas de memorização nos estudos, ainda na infância é tão importante para nossos filhos. Nesta fase eles conseguem fortalecer a Memória de Trabalho e expandir sua capacidade de armazenamento, o que melhora o seu desempenho escolar de forma geral.

Qual o segredo para ter uma memória forte?

Um dos segredos para se ter uma memória sempre forte é orientar nossos filhos para que repitam o conteúdo que estão aprendendo na escola um número de vezes suficiente para ampliar a capacidade de retenção da Memória de Trabalho.

Um ator que repete o mesmo texto muitas vezes consegue recitá-lo fluentemente. Neste caso a repetição é necessária para que os processos dissipativos naturais, não apaguem as memórias repentinamente.

Talvez você pergunte:

Mas como meu filho pode fazer a repetição sem cair na armadilha do decoreba?

A diferença entre decorar e memorizar é que na decoreba, a criança repete sem concentração, apenas de forma mecânica, sem acionar as áreas cerebrais responsáveis pela fixação do conteúdo na Memória de Trabalho.

Assim, você pode pedir para que seu filho feche os olhos durante a repetição para impedir que quaisquer outros estímulos visuais no ambiente prejudiquem a formação ou recuperação da Memória de Trabalho. Dessa forma ele melhora o foco.

Como já vimos, quando seu filho está diante de um conteúdo novo, como uma nova matéria que ele está aprendendo no colégio, ele usa a Memória de Trabalho para lidar com o assunto.

Para mover essa informação para a Memória de Longo Prazo, ele deve utilizar técnicas de memorização e repetição, que tornam a consolidação mais confiável.

É exatamente neste ponto que muitas das nossas crianças perdem o conteúdo estudado da memória, por não conseguirem fixá-lo na Memória de Longa Duração.

O aprendizado fica comprometido, quando o conhecimento não é consolidado na memória permanente.

Pensando nisso eu separei uma técnica prática, para você aplicar com seu filho em casa e ajudá-lo a fixar as matérias estudadas na Memória de Longo Prazo, o que fará com que a aprendizagem aconteça da forma adequada.

A Técnica de Repetição Espaçada!

Você já ouviu falar da técnica de repetição espaçada alguma vez na sua vida?

A técnica está detalhada em meu livro O Segredo dos Gênios e resume-se em repetir organizadamente o que você precisa reter na memória. Quando digo organizadamente, refiro-me ao espaço de tempo entre cada repetição.

Repetir um texto, uma fórmula ou um novo vocábulo da maneira correta faz toda diferença na mente da criança.

Existem 5 técnicas exclusivas para formar memórias pela repetição.

Eu vou citar uma delas, bem simples, para você utilizar hoje mesmo com seu filho.

Após seu filho compreender a matéria que ele estudou, peça para ele:

– Fazer a revisão do conteúdo dentro de 24 horas;

– Reexaminar o conteúdo depois de 7 dias;

– Rever o conteúdo novamente a cada 7 dias durante 2 meses.

Ao fazer isso ele terá estimulado tantas vezes sua rede neural, que seu cérebro formará memórias de longa duração sem grandes problemas ou maiores esforços.

A Memória de Longa Duração é como a construção de um prédio. Se não tiver uma base forte, feita com muito ferro e concreto, ele corre o risco de desabar. Essa mesma regra serve para as ligações sinápticas, para que se formem corretamente e seu filho não esqueça mais do que aprendeu.

criança-e-a-memorização
Como você pode ver, inteligência e memória estão intimamente ligadas. Criança inteligente tem uma memória forte. Para que as crianças aprendam a fortalecer a Memória de Trabalho e acessar a Memória de Longa Duração a ajuda dos pais é fundamental.

Ao longo de mais de 20 anos atuando como educador, palestrante e especialista em memorização percebi que os pais não tinham ideia de onde começar para ajudar seus filhos a desenvolverem a memória e acelerar seu aprendizado.

Eu já havia desenvolvido um método de estudos e memorização para adultos, mas a mente da criança reage de forma diferente. Era preciso revisitar o método e adaptá-lo, para produzir excelentes resultados também para a criança.

Assim eu decidi me reunir com um grupo de psicólogas, pedagogas, neurocientista e mestres em educação e memorização como eu.

A partir destas reuniões desenvolvi o Método MemoKids, um método de estudos e memorização, totalmente voltado para as crianças, para ajudá-las a desenvolver a concentração nos estudos e fortalecer a memória, através de exercícios práticos, aplicados às matérias que ela vê na escola.

O MemoKids é um método online, ou seja, pais e filhos estudam em casa, no melhor horário para ambos, em uma plataforma de ensino super moderna, a mesma utilizada pelos alunos de Harvard, Stanford e MIT nos Estados Unidos, disponível em Português no Brasil.

São mais de 40 videoaulas organizadas em módulos e todos os materiais complementares são disponibilizados na plataforma do aluno.

Além disso, pais e filhos podem contar com meu suporte para dúvidas, de uma forma muito simples através da plataforma do aluno.

Hoje tenho a grande alegria de contar com mais de 10 mil alunos matriculados no MemoKids e o feedback dos pais e mães tem sido muito positivo.

Se você quiser conhecer mais sobre o Método MemoKids e as mudanças extraordinárias que seu filho vai implementar nos estudos dele, clique aqui.

Comente abaixo sobre a sua experiência com relação aos estudos do seu filho, fique à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo.

Aproveite também para assistir ao vídeo complementar deste artigo. Nele você conseguirá ter uma visão mais dinâmica de todo o assunto.

PS: Compartilhe esse texto com outros pais. Você pode fazer a diferença na vida deles também!

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA

Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU

Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL


Picture of Renato Alves

Renato Alves

Renato Alves, professor há mais de 20 anos, pesquisador cognitivo, palestrante e autor de 10 livros na área da memorização e aprendizagem acelerada.

Leia mais

12 respostas

  1. É exatamente isso que acontecia com meu filho: ele estudava, estudava, estudava… mas minutos depois não conseguia lembrar de nada, ele estava ali, mas o pensamento estava longe.
    E ele só estudava na véspera das provas, porque pensava que se estudasse antes, não ia lembrar de nada na hora da avaliação.
    Mas depois que inscrevemos ele no MemoKids, muita coisa mudou … estamos super felizes.

    1. Fico feliz em ver que o Método MemoKids já trouxe grandes mudanças para a rotina de estudos do seu filho, Agnaldo. Parabéns pelo empenho em ajudar seu pequeno a mudar a situação, ele é extremamente importante. Abraços 😀

  2. Olá. Gostei bastante deste texto e do vídeo. Meu filho tinha muita dificuldade pra estudar, ele dizia que não gostava, tudo era difícil não lembrava das coisas que ele lia. Eu tentei de tudo, gastamos muito com aula particular, kumon e não adiantava nada. Nota até tirava, mas não aprendia. Comprei o memokids meio no desespero ja e ele está mudou muito, está concentrado, gosta do curso e agora disse que está divertido estudar. Quero agradecer de coração, porque pela primeira vez alguém conseguiu ajudar meu filho de verdade. Muito obrigada.

    1. Olá Adriana. Ler esse relato me deixa muito feliz, pois mostra que todo o empenho que tenho diariamente em trazer apenas o melhor para meus alunos, está funcionando! Desejo um futuro brilhante para seu filho e que ele vá cada vez mais além. Abraços 😉

  3. Puxa, estou impressionada, tento, tento ajudar meus filhos a estudarem. Mas pelo artigo estou vendo que faço de maneira errada.
    Vou seguir essas excelentes dicas deste seu artigo. Já ouvi falar muito do professor Renato Alves, mas agora vou segui-lo para melhorar cada vez mais a performance dos meu filhos queridos.
    Parabéns pela ajuda que está prestando para termos um futuro melhor.

    1. Fico feliz em ler isso, Antonia. Agradeço muito a confiança e espero que consiga evoluir cada vez mais os estudos do seus pequenos. Abraços 😉

  4. Bom dia, Renato!
    Minha filha é uma adolescente de 12 anos, estuda nas vésperas das provas e não consegue memorizar as matérias, também tem muita preguiça. O curso irá ajudá-la? As aulas são rápidas?

    1. O Método MemoKids fornece uma série de técnicas e métodos de estudo, capazes de atender e sanar as mais diversas necessidades estudantis da criança. Por ter sido desenvolvido com a ajuda de diversos profissionais da educação, suas aulas são abrangentes e abordam aspectos que podem ser utilizados em diversas matérias, não se resumindo exclusivamente a uma só. Além disso, as aulas do Método são curtas, com no máximo 15 minutos, buscando trabalhar o foco e concentração da criança e assim fazer a mesma absorver todo o necessário 🙂

  5. Confesso q me inscrevi no Memokids, sem muitas pretensões, mas nos surpreendeu! Eu e meu esposo fomos surpreendidos pelo resultado com o Junior.
    O planejamento de estudo fez com q ele criasse uma rotina de estudo diária, e isso tem feito muito bem para ele … já não fica tanto no celular, e a alegria dele em ir para escola está muito melhor.

    1. Fico extremamente feliz em ler isso, Neusa. Quando desenvolvi o Método MemoKids, meu principal objetivo era fazer ser possível pais e filhos terem juntos uma relação saudável e amistosa com os estudos. Obrigado pelo feedback e confiança. Abraços 🙂

  6. Boa noite Renato Alves. Eu achei muito interessante e fiquei com muita vontade de adquirir o Memokids, mas não sei se para o meu filho vai dar certo, pois o problema dele não chega nem a ser falta de memória, ele simplesmente não quer estudar, diz que não gosta e eu não sei o que fazer para fazer com que ele estude. Venho sofrendo muito com isso. Ele tem 11 anos e está no 6º ano. Aceito orientação, pois ele é muito comunicativo e eu o acho muito inteligente, só está faltando compromisso. Obrigada.

    1. Olá, Rosana! Tudo bem? Na verdade, geralmente a criança não odeia estudar, o problema pode ser que ela não sabe e acaba odiando aquela situação, por isso é importante ajudar seu pequeno no processo de estudo, com o MemoKids ele aprende ferramentas baseadas na neurociência que ajudam na organização e na memorização, trazendo bons resultados e tornando esse momento de tensão mais leve e prazeroso. Clique em http://bit.ly/cmetodomemokids e conheça o MemoKids! Tenho certeza que irá te ajudar e muito. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe To The Updates!