Acordar… trabalhar… jantar e dormir para no dia seguinte fazer tudo de novo.
Por mais dolorida que seja a rotina que você vive, uma coisa não dá pra negar: Fazer a mesma coisa todos os dias deixa seu cérebro numa oportuna zona de conforto.
Se isso é bom ou ruim?
Eu diria… depende!
Outro dia uma pessoa me disse que já trabalhava no mesmo emprego há pelo menos 25 anos. Contudo, o sonho de sua vida era mudar de cidade, de ramo, arrumar outro emprego, enfim, respirar novos ares.
Entretanto, o problema é que todas as vezes que ele parava para refletir sobre esse assunto, ou seja, a possibilidade de fazer “MUDANÇAS”, acendia um barril de pólvora em sua cabeça.
Esse barril de pólvoras é a enxurrada de emoções que sua mente experimentava. Isto é, primeiro surgiam as emoções de rebeldia como entusiasmo, motivação, coragem, determinação, justificadas com a famosa frase de efeito:
“Amanhã eu vou arrasar!!!”
Pois é…
Nada como uma boa noite de sono para apagar a fogo da emoção.
Assim, no dia seguinte, diante da velha zona de conforto e da difícil decisão de promover mudanças radicais tudo ficava como está. Com um agravante: os sentimentos agora eram de desânimo, decepção e frustração.
Essa avalanche de sentimentos que necessariamente experimentamos todos os dias passa despercebido para a maioria das pessoas. Em meu livro O Cérebro com Foco e Disciplina comparo nossa vida mental a um circo completo de artistas, palhaços, acrobatas, animais ferozes e o mestre do picadeiro que deveria ser você.
Digo “deveria” porque a falta de Inteligência Emocional nos faz reféns dos nossos pensamentos. Ficar tomando decisões importantes e no dia seguinte mudar tudo, ou seja, viver uma vida de gangorra não faz bem para ninguém.
Mas afinal de contas, o que é Inteligência Emocional?
Agora pense a respeito do seu filho. Ele também passa por conflitos e situações adversas, principalmente em relação aos estudos. Uma apresentação em sala de aula, uma prova difícil, ou até os desafios no convívio com os colegas na escola. Como será que ele lida com estes sentimentos?
É justamente sobre isso que trata a Inteligência Emocional.
Antes de evoluir mais neste tema, abro um parênteses para lembrar de algo importante que passa despercebido pelos pais:
Até os 12 anos a criança constrói sua individualidade e este processo é influenciado pelo que ela vê nos pais e educadores. Isso quer dizer que VOCÊ é o primeiro exemplo que seu filho segue.
Você pode não perceber, mas o tempo todo transmitimos mensagens aos nossos filhos. Ou seja, se seu filho recebe constantemente mensagens positivas, como:
“Você se saiu muito bem nesta prova, sabe escutar a professora.”
Isso contribuirá para que ele tenha uma imagem positiva a respeito de si mesmo e que se sinta seguro emocionalmente.
Mas se ao contrário, as mensagens que seu filho recebe são algo como:
“Você não faz nada direito, não escuta ninguém.”
Como acha que ele irá se sentir?
Ele certamente construirá uma autoimagem negativa, capaz de despertar sentimentos que bloqueiam sua aprendizagem e dificultam tomar decisões difíceis na vida adulta.
Como atua a Inteligência Emocional?
De acordo com o Psicólogo Daniel Goleman, Inteligência Emocional (IA) “é uma teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.” Isto é, ela dá ao ser humano a possibilidade de identificar e lidar com as emoções no exato momento em que elas ocorrem, é o mestre tomando conta do picadeiro mental refletindo e beneficiando a vida familiar, social, educacional e profissional.
A Inteligência Emocional é tão importante para a vida adulta que já está sendo aplicada em crianças abaixo dos 10 anos para que elas se tornem adultos mais equilibrados.
De fato, a criança que desenvolve a sua Inteligência Emocional se relaciona melhor com as pessoas e é capaz de comunicar o que quer, o que pensa e o que sente com mais facilidade.
Por isso, para te ajudar, preparei para você 4 dicas práticas para ajudar seu filho a desenvolver suas competências emocionais. Vamos conhecer quais são elas?
Dica 1 – Identifique e Comunique as emoções!
O que torna uma pessoa emocionalmente inteligente é a capacidade de lidar com os próprios sentimentos de forma positiva, ao invés de suprimi-los ou ignorá-los. Ou seja, olhar para dentro, ser capaz de identificar as próprias emoções e as emoções das pessoas com quem a criança convive é o primeiro passo para ela desenvolver sua inteligência emocional.
Por isso, incentive a criança a falar sobre suas emoções. Assim sendo, esteja aberto para o diálogo, mostrando que com você ela pode expressar seus desafios, angústias e alegrias com segurança. Lembre-se que este deve ser um processo natural, assim não a pressione a falar. Apenas se mostre disponível para quando ela estiver pronta para conversar.
Mas como desenvolver a Consciência Emocional?
A forma mais prática para ajudar a criança a ter a consciência emocional é fazer perguntas sobre como ela se sente diante das situações do dia a dia ligadas à vida familiar, social, ao estudo e à escola.
Veja alguns exemplos de perguntas:
“Filho, como você se sentiu nesta situação?”
“Como você acha que o seu colega se sentiu quando isso aconteceu?”
“O que você acha que poderia ter acontecido para melhorar a situação?”
Além de ajudar a criança a tomar consciência de seus próprios sentimentos e dos sentimentos das outras pessoas, estas perguntas incentivarão na criança a empatia, fundamental na construção dos relacionamentos.
Gostaria de compartilhar com você uma atividade simples que você pode fazer com seus filhos em casa, para estimular que eles identifiquem suas emoções.
Separe 7 folhas e escreva uma emoção no alto de cada folha:
Alegria, Medo, Amor, Vergonha, Tristeza, Raiva, Surpresa.
Peça para a criança desenhar com lápis de cor, canetinha ou giz de cera o que cada uma das emoções representa para ela, respondendo às perguntas:
“Filho, de que cor você imagina que seja essa emoção?”
“Desenhe como seria uma face com a expressão de surpresa… raiva… amor…”
“Escreva o que teria que acontecer para você sentir raiva, alegria, amor…”
“Quando alguém sente (Amor, Raiva, medo, etc), desenhe o que você acha que essa pessoa tem vontade de fazer.”
Essa atividade também ajudará a criança a reconhecer como os outros se sentem e reagem aos seus próprios sentimentos. De fato é muito importante que a criança aprenda a reconhecer e se importar com os sentimentos dos outros desde pequena.
Dica: Um sentimento negativo comum nos pequenos, que os pais sempre comentam no Curso Memokids, é o medo de fazer provas. Recentemente escrevi um artigo sobre isso, com dicas específicas para lidar este sentimento. Se seu filho vivencia este medo com frequência e você quiser saber mais a respeito, clique aqui.
Dica 2 – Trabalhe as frustrações!
Três aprendizados importantes para a criança adquirir desde cedo:
Capacidade de administrar as frustrações;
Gerenciar as emoções negativas;
Saber receber um ‘não’ sem se estressar.
As frustrações são inevitáveis e em algum momento da vida vamos experimentá-las. Portanto, gerenciando os próprios sentimentos a criança encontra caminhos para resolver os conflitos internos por si mesma.
O primeiro passo é permitir que a criança vivencie e reconheça suas decepções.
Como pai entendo que é dolorido ver o sofrimento de quem amamos diante de uma frustração e nosso desejo inicial é o de preservar a criança do sentimento ruim. Porém, neste momento, o indicado é dar o apoio necessário, para que a criança consiga sozinha lidar com a decepção.
Comece ensinando a ela como se acalmar nos momentos críticos.
Ensine seu filho a contar até dez, ou até mil, dependendo do nível da raiva que ele estiver sentindo. Não há certo ou errado, tudo depende da situação. Lembre-se: o que pode ser banal para você, para seu filho pode significar algo importante.
Sendo capaz de acalmar-se e focar novamente na situação, a criança consegue encontrar o equilíbrio emocional, não perdendo o controle e enfrentando a ocorrência com êxito.
Canalizar a atenção para alguma atividade que a criança goste também é uma estratégia para lidar com o momento crítico da frustração. Muitas vezes só o fato de mudar o foco do ocorrido, já faz a criança enxergar a situação de outro ponto vista, até mesmo com bom humor.
Atividade prática:
Uma atividade prática que você pode fazer com os pequenos em casa consiste em desenhar numa folha branca um Semáforo de Emoções.
Na cor vermelha ela deve escrever a palavra PARE.
Na cor amarela RESPIRE FUNDO.
Na cor verde EXPLIQUE O PROBLEMA E COMO SE SENTE.
Deixe o semáforo em local visível, pode ser no quarto da criança ou na sala de estudos. Cada vez que a criança enfrentar uma situação que a deixe brava ou aborrecida, ela deve olhar para o semáforo e se identificar com as suas fases.
Em primeiro lugar, a criança deve pensar na luz vermelha: PARE.
Significa que a criança não deve gritar, nem agredir, nem insultar e que deve refletir por alguns segundos.
Depois a criança deve pensar na luz amarela: RESPIRE FUNDO.
Nesta fase ela deve inspirar e expirar várias vezes, até pensar com clareza.
Então ela passa para a luz verde: EXPLIQUE O PROBLEMA E COMO SE SENTE.
Nesta fase oriente que a criança explique o que aconteceu e como ela se sente, para tentar encontrar uma solução.
Quando ela chegar na cor verde, a emoção inicial, geralmente mais explosiva, já terá perdido força e a criança conseguirá expor seus sentimentos de forma mais calma e organizada.
Essa é uma estratégia que os próprios pais também podem utilizar quando se sentem frustrados com o comportamento dos filhos. Sabendo que as crianças aprendem através do exemplo, você pode ser um ponto de transformação positiva dentro de casa, que certamente seu filho vai seguir.
Dica 3 – Desenvolva a autonomia emocional!
A Autonomia Emocional é uma competência que inclui a autoestima, a autoconfiança e a automotivação. Ou seja, atitudes positivas diante da vida, capacidade de avaliar criticamente e enfrentar as situações adversas.
Essa é uma competência que se desenvolvida na infância, estimulará a criança a gostar de si mesma, valorizando suas capacidades e reconhecendo suas limitações, aprendendo a respeitar os demais e aprimorando habilidades sociais positivas.
Neste sentido, uma atividade que é bastante interessante é construir com a criança o Baú das Recordações.
Os objetos pessoais nos despertam para as recordações e experiências da nossa vida. Em síntese, ao se lembrar de sua própria história a criança começa a ter apreço por sua trajetória e pelas pessoas que a amam.
A atividade é muito simples e pode ser feita em família, aproximando mais ainda pais e filhos. Peça para a criança selecionar os objetos que fazem parte das recordações dela e colocar em uma caixa. Podem ser fotografias, roupas, brinquedos, desenhos, tudo o que a criança acredita ser importante na sua história.
Faça você também a mesma atividade e selecione as coisas que são importantes na sua história. Quando seu filho te mostrar o que selecionou, converse com ele sobre os objetos escolhidos. Comece contando por que você escolheu os seus itens e incentive que ele responda por que escolheu os dele também.
Selecione cada objeto e proponha perguntas para você e seu filho responderem. Você pode sortear as perguntas, caso vocês tenham diversos objetos:
“Que recordações este objeto te traz?”
“Quem te deu este objeto?”
“O que você sentiu quando utilizava este objeto?”
Dica 4 – Elogie!
Outra atividade que eu indico é o exercício do Elogio.
Esta atividade é interessante para fomentar no seu filho a criatividade e a valorização de si mesmo.
Como adultos, muitas vezes ouvimos coisas sobre nós mesmos que não gostamos, o que pode nos incomodar, causar um certo aborrecimento ou irritação. Com nossos filhos ocorre o mesmo.
Não estamos acostumados a nos elogiar, por isso este exercício incentiva que a criança aprenda a ouvir e a dizer coisas que as façam sentir-se bem, mais felizes e contentes.
O exercício é bem prático. Peça para a criança desenhar uma grande estrela com 5 pontas e recortar. No centro a criança escreve seu nome e em cada ponta ela escreve um elogio para si mesma.
Você pode ajudar espalhando elogios sobre a mesa para ela escolher. Escreva palavras como: genial, maravilhoso, bonito, simpático, amável, incrível, excelente, inteligente, amoroso, etc.
Amarre um cordão na estrela e a pendure no quarto da criança, para que esteja sempre visível para ela. Se você tiver mais de um filho, você pode fazer esta dinâmica em que cada um faz uma estrela para o irmão, ou ainda para os pais, tios, etc, incentivando a prática do reforço positivo em casa.
Inteligência Emocional nos Estudos
Assim como o amigo que sonhava em mudar de vida, mas no dia seguinte desistia, todos os dias somos desafiados a promover mudanças radicais.
Quanto mais cedo aprendermos a reconhecer as emoções aplicando a Inteligência Emocional em nosso cotidiano, mais rápido aprenderemos a enfrentar problemas e frustrações.
É mais do que comprovado que as emoções influenciam diretamente na tomada de decisões, nos relacionamentos pessoais e nos estudos. Entender o impacto da Inteligência Emocional no desempenho escolar é a chave para despertar nos filhos o interesse e motivação nos estudos.
Há alguns anos me reuni um grupo de psicólogos, pedagogas e professores da educação infanto-juvenil para desenvolvermos juntos um método de estudos que atendesse as necessidades de pais e alunos.
Desse estudo nasceu uma metodologia baseada em técnicas de estudo e memorização batizada de Método MemoKids.
Tomamos o cuidado de construir o método para atender aos pilares da Inteligência Emocional, em uma linguagem positiva para pais e alunos, com o objetivo de obter o melhor desempenho nas atividades escolares da criança. A criança aprende o jeito certo de estudar, memorizar e não esquecer mais.
O MemoKids é um curso à distância, ou seja, os pais podem acessar de qualquer local do Brasil. Basta ter um smartphone ou computador com conexão a Internet.
Se você quiser conhecer os detalhes de funcionamento do método CLIQUE AQUI. No final da página você poderá conferir também o que os pais dizem sobre o método e as transformações extraordinárias que seus filhos já conquistaram.
Eu tenho certeza de que o MemoKids será a grande diferença na vida do seu filho e até mesmo na sua família!
Espero que estas dicas contribuam para que seu filho aprenda a lidar com suas emoções de forma positiva e prospere nos estudos e na vida.
Se você gostou deste artigo, comente abaixo e compartilhe comigo suas experiências na educação dos filhos. Prometo que irei ler e responder a todos.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves
Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA
Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU
Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL
10 respostas
Olá Renato,
Tive o prazer de conhecer o seu trabalho através do seu curso de Memorização que meu marido comprou em julho de 2018, ele por fim não fez rsrs, mas eu tive a oportunidade de fazê-lo agora entre abril e maio/2019. Achei um curso muito valioso, apesar de não ter conseguido finalizar no prazo determinado por vocês, aprendi muito até onde acompanhei (vídeo aula 31).
Com isso, me interessei por seus trabalhos e essa matéria sobre Inteligência Emocional, veio para complementar uma mudança que estamos fazendo em nossas vidas (eu, meu marido, minha filha de 9 anos e meu filho 15anos). Dar um passo para trás, respirar, fazer um balanço e (estudar,
compreender, se organizar, revisar sempre para assimilação , isso também vale para vida rsrs) colocar em prática novos métodos para nossa evolução emocional, espiritual e mental.
Vou continuar te seguindo, pois suas dicas estão sendo muito valiosas.
Muito obrigada
Forte abraço e sucesso.
Luciene
[email protected]
Luciene, fico muito feliz em ler tudo isso que escreveu. Agradeço a confiança em meu trabalho e o feedback passado. Espero que goste cada vez mais dos conteúdos postados e possa melhorar cada vez mais suas capacidades e formas de pensar. Abraços e muita boa sorte em toda sua jornada 🙂
BOM DIA, RENATO COMPREI O MÉTODO E ESTOU COMEÇANDO A LER PARA AJUDAR MEU FILHO
Fico feliz em ler isso, Suely. Muito obrigado pela confiança 🙂
Bom dia, Renato. Meu filho de 15 anos esta passando por uma tosse emocional, ja fizemos todos tipo de exames e foi contatado isso.eu irmão e meus pais me ajuda nessa questão pois estou desempregado. Ja vai fazer quase 1 ano assim e mesmo com a psicóloga não vejo melhora, conhece algum exercício que possa ajudar ele melhorar.
Olá Marcelo! Infelizmente nesta questão não conheço nenhum exercício que possa ajudar. A sociedade brasileira de inteligência emocional esclarece que a tosse emocional indica que o adolescente está passando por um conflito interno, mesmo sem ter consciência disso.
O trabalho com a psicóloga pode ajudar bastante para encontrar a causa que provoca a tosse. E isso muitas vezes leva algum tempo. Por isso, insistir no tratamento e estimular que a criança fale sobre o que pensa, sinta-se livre para falar sobre o que não concorda e principalmente garantir que a criança sinta-se compreendida é fundamental para que o tratamento seja bem sucedido.
Bom dia !
Renato
Muito obrigada pelas excelentes dicas, que muito irá contribuir com meu crescimento como mãe de primeira viagem. Meu filho tem 4 anos, e tenho muita dificuldade com ele em relação a palavra NÃO, percebo que ele tem baixo auto estima, tem dificuldade de socializar com os amiguinhos que não conhece, a creche até ajudou, entrou um pouco tarde, com 3 anos e agora já irá p o pré 1. Que Deus lhe abençoe a ajudar mutas pessoas. Obrigada !
Fico feliz em ver que o artigo serviu de ajuda para você!! Continue acompanhando o blog para futuros textos, com certeza eles irão incrementar muito na educação do seu pequeno 😉
Olá. Como eu faço para fazer um curso de inteligencia emocional ?
Olá Ana Paula, você pode conhecer nosso curso baseado em técnicas de PNL, acessando o link a seguir: http://bit.ly/saibamaiscei