Sem dúvidas quando o assunto é estudos, as provas são um dos maiores medos das crianças e adolescentes. Tensão, medo, dor de barriga, dificuldade de dormir à noite. Para algumas crianças basta pronunciar a palavra “prova” e todos estes sintomas já são desencadeados. O fato é que lidar com as provas é uma experiência importante para a criança aprender lidar com a pressão.
Quando uma criança se imagina indo mal em uma prova, ela cria um sentimento de derrota. O seu cérebro no intuito de evitar que passe por esta situação negativa, desencadeia um estado de ansiedade e nervosismo. Isso faz com que, muitas vezes, a criança nem consiga realizar a avaliação.
Além do pensamento negativo a respeito do futuro, ambientes de estudo intimidadores e a falta de ferramentas capazes de facilitar o aprendizado, também contribuem para que muitas crianças se sintam limitadas ao estudar para as provas.
Essa ansiedade vivenciada antes das provas é normal. Afinal, são momentos em que se é exigido um alto grau de concentração e conhecimento da criança. Isto é, na busca de obter boas notas e sucesso nos estudos, a situação fica mais tensa.
Contudo, quando isso começa a atrapalhar diretamente as capacidades do pequeno, impedindo seu crescimento intelectual e pessoal, ou seja, quando a criança se paralisa diante do desafio, um grande problema está começando a ser instaurado na vida escolar do seu filho.
A primeira dica de ouro que quero compartilhar com vocês é:
A compreensão deste momento complicado para os pequenos e suporte da família são fundamentais para se sentirem mais confiantes. Contudo, essas não são as únicas dicas que trouxe hoje para você. Separei 3 passos que você pode implementar em casa para ajudar seu filho a sentir-se mais centrado diante das provas.
Vamos lá?
Passo 1 – Ensine para a criança técnicas de relaxamento!
É comum que quando a criança esteja se sentindo ansiosa, nervosa ou simplesmente com medo de fazer algo, os pais ou responsáveis busquem confortá-la e passar a segurança necessária para que ela supere o medo.
Mas é importante que a criança tenha autonomia para lidar com a pressão destes momentos. E neste sentido os pais podem ajudar bastante, mostrando técnicas simples de relaxamento para combater o stress e a ansiedade.
A maior parte dos nossos medos vem do nosso pensamento. Por isso, uma estratégia bastante eficiente é orientar que a criança exercite sua imaginação. Para isso, substitua a imagem negativa por uma imagem positiva relacionada ao momento da prova.
Por exemplo: peça para que a criança se veja num momento feliz, alcançando uma boa nota após fazer a prova. Este exercício de visualização libera o hormônio dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem estar. Com o treino e prática, o cérebro passa a relacionar o ato de fazer provas a uma sensação de confiança.
Com a mente livre da ansiedade e do medo do futuro, a criança consegue concentrar melhor suas capacidades e conhecimentos. Assim obtém antes mesmo da prova, uma taxa maior e melhor de compreensão e memorização daquilo que está lendo.
Outro exercício que seu filho pode fazer em momentos de tensão, é treinar a respiração. O simples ato de respirar profundamente pelo nariz e levemente expirar o ar, fará com que os batimentos cardíacos do pequeno sejam amenizados, fazendo-o relaxar. Experimente também deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada. Ao respirar desta forma o diafragma leva mais oxigênio para o cérebro. Oriente que a criança faça pelo menos três respirações assim, lentamente, com os olhos fechados.
Você também pode dar para a criança um objeto que ela possa apertar e extrair sua ansiedade. Por exemplo, uma bolinha de pano ou uma bolinha anti stress (stress ball). Dessa forma ela sempre conseguirá levar tal objeto consigo e usá-lo. O importante é a criança ter sempre uma forma extra e independente de relaxar e focar sua mente no necessário.
Passo 2 – Pratique em sua casa a realização de uma prova! Antes de toda partida, sempre vem o treino!
É muito comum que as crianças criem em sua mente uma “visão” de como toda a situação vai se desenrolar até o momento da prova, sendo que na maioria das vezes o resultado final não é algo agradável.
Esse hábito de imaginar as coisas é algo comum nas crianças, pois suas mentes funcionam a todo vapor na criatividade. Para evitar que a criança crie estas imagens negativas a respeito do que ainda está por vir, uma técnica interessante é planejar e treinar com antecedência.
A dica é criar e aplicar em sua própria casa, provas simuladas sobre o tema que a criança vem estudando. Inclua o que cairá na avaliação que realizará objetivamente na escola.
Esse ato de colocar em prática a execução de uma prova, mesmo que de forma independente e com menos pressão, fará com que a criança consiga criar confiança sobre o conteúdo estudado, diminuindo seus temores a respeito disso.
Além disso, ao realizar uma avaliação a respeito daquilo que foi visto, a criança conseguirá consolidar com maior eficiência o conteúdo estudado em sua mente, reforçando as sinapses e assim, formando novas conexões e memórias de longa duração. Ou seja, treinar a situação de uma prova em casa ajuda tanto na questão do medo, quanto dos esquecimentos.
Por isso, busque sempre encontrar uma maneira simples, contudo eficiente, de aplicar um teste antes da data da prova. Isso vai ajudá-lo a enfrentar a ansiedade e o nervosismo, deixando-o muito mais preparado e confiante.
Passo 3 – Ensine bons hábitos de estudo para a criança!
Um erro grave das crianças e adolescentes ao estudar, é deixar para ver todo o conteúdo na véspera da avaliação. De fato, isso é algo muito comum entre os pequenos, contudo um erro gravíssimo em sua preparação. Ao deixar os estudos para a última hora, a criança não consegue compreender eficientemente aquilo que está lendo. Pois não há tempo para a prática e revisão do conteúdo. A tendência é que a criança se esqueça do que aprendeu pouco depois. O resultado? Ir mal na prova e desenvolvendo um medo sobre isso.
Sem dúvidas estudar algo nem sempre é uma tarefa simples. Ainda mais quando não é possível estar 100% presente nessa hora na vida dos pequenos. Isto é, acabamos deixando os mesmos de certo modo, independentes.
Dessa forma, muitos acabam se vendo em situações complicadas, onde não possuem um direcionamento a seguir, abrindo espaço para as distrações.
Uma dica que eu até já compartilhei aqui no blog é criar uma rotina de estudos para a criança. Fazer do estudo um hábito diário estruturado e organizado vai ajudar muito seu filho a desenvolver a disciplina nos estudos e evitar deixar para estudar só em cima da hora da prova. Lembre-se que um aluno bem preparado adquire muito mais confiança para as provas, o que alimenta a motivação nos estudos. É o círculo virtuoso na educação dos nossos filhos.
Vou deixar aqui o link da matéria que escrevi recentemente caso você queira conhecer mais sobre este assunto.
Uma segunda dica de ouro que eu compartilho com vocês é fornecer para a criança um ambiente adequado para fazer as tarefas e um método de estudo organizado que ensine o jeito certo de se estudar. A criança conseguirá ganhar autonomia para estudar sozinha, de maneira que com o tempo não necessitará de outra pessoa para ampará-la quando estiver com dúvidas, incertezas ou se sentindo ansiosa.
Assim sendo, com o tempo esse medo de fazer provas recorrente aos problemas de estudo, serão meros acontecimentos do passado, uma vez que a criança estará preparada psicologicamente e educacionalmente para o que for necessário.
Fazer provas não precisa ser nada além de uma atividade escolar!
Foi pensando nesse medo das crianças em fazer provas e nas maiores dificuldades que os pequenos enfrentam na hora de estudar em casa, que eu idealizei o método de estudos MemoKids.
Todas as mães e pais com quem já tive o prazer de conversar acreditam em seus filhos e conseguem enxergar além das dificuldades das crianças. O que eles veem é o imenso potencial que seus filhos têm na fase mais extraordinária da vida.
Eu compartilho dessa visão e foi por essa razão que me reuni por 1 ano com um grupo multidisciplinar composto por psicólogos, pedagogas e professores para desenvolver um plano sob medida para ajudar pais e filhos durante a lição de casa.
Assim como as crianças têm o treinador no futebol, a professora de balé, o mestre no judô, o MemoKids foi projetado para ser o treinador dos estudos dos pequenos.
Com o método a criança aprende técnicas, dicas e estratégias para desenvolver o gosto pelos estudos, estudar todas as matérias de forma prática e organizada e memorizar todo o conteúdo para não esquecer mais.
O MemoKids aborda de forma didática, matérias que ao geral são grandes dores de cabeça para os pequenos e para os pais, transformando o que antes era complicado e impossível, em algo simples e prático para a criança.
Por isso eu te convido a conhecer mais sobre o método. Ah, uma coisa, ao final da página a qual você será redirecionado, você poderá ler os depoimentos das mães que já percebem mudanças significativas nos estudos de seus filhos. Será melhor ter outras visões a respeito.
Clique aqui e conheça o método.
Lembre-se que o apoio dos pais é fundamental no aprendizado da criança!
Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseje comentar algo a respeito do tema, sinta-se à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves
Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA
Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU
Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL
5 respostas
Esse texto caiu como uma luva pra mim. No começo deste mês meu filho ficou de segunda chamada de português e já está desesperado com a avaliação mensal do mês que vem. Por mais que a gente fale pra ele confiar e estudar que tudo vai dar certo ele sempre fica inseguro. Vou usar a dicas em casa pra ele estudar com mais organizacao. E essa da respiração achei ótima, acho que vai ajudar nesse medo que ele sempre tem.
Fico muito feliz em ver que o conteúdo serviu como ajuda. Lembre-se de sempre fornecer o apoio necessário para seu filho, você notará a mudança em pouco tempo 😉
Gostei muito…
Gostei muito.
Foi de grande valia
Fico feliz em ler isso. Muito obrigado pelo feedback, Maria 🙂