Como ajudar seu filho a escrever melhor

fazer-seu-filho-escrever-melhor

Ao longo da minha vida ouvi diversas vezes que a escrita é um dom divino, concedido apenas a algumas pessoas. Entretanto, quando eu era criança, tinha uma certa dificuldade em colocar minhas ideias no papel. Passava horas com um lápis na mão sem conseguir produzir nada.

Felizmente isso mudou com o tempo!

Graças ao apoio da família, amigos e uma metodologia de estudo, aprendi novas formas de praticar a escrita e aperfeiçoá-la. Dessa forma, hoje sou escritor de 8 livros, 5 deles considerados Best Sellers na área da educação.

Mas como ajudar nossos pequenos a transformarem a escrita em uma das suas maiores habilidades?

Eu compreendo que ensinar as crianças a escreverem melhor pode ser  um desafio gigantesco. Afinal, competimos com dispositivos eletrônicos repletos de sons e imagens instigantes. Entretanto, escrever é muito mais do que uma folha de papel em branco, uma ideia e uma caneta.

Escrever nos permite colocar para fora um oceano de emoções e criatividade. Nos permite explorar um universo mental de dimensões extraordinárias.

Para os pequenos, passar horas brincando, assistindo TV e jogando videogames, é bem mais divertido do que escrever algo. Porém, se desde pequena a criança não for acostumada com a escrita e seu desenvolvimento, futuramente quando for posta sobre desafios maiores, como escrever uma redação, ela não terá a mínima noção de como agir.

Na busca de te ajudar a fazer de seu filho um excelente escritor, evitando problemas na hora em que for necessário escrever uma redação ou texto escolar, separei 3 passos que te ajudarão a incentivar seu filho a ser um excelente escritor.

Vamos lá?

Passo 1 – Não transforme a escrita em uma obrigação!

Para algumas crianças a escrita pode ser algo chato e repetitivo. Isto é, para se aprimorar, elas precisam passar determinado tempo praticando, enquanto poderiam estar brincando.

Nesse sentido, fazer com que a criança seja obrigada a escrever para aperfeiçoar suas habilidades, fará apenas com que ela desenvolva um trauma com a escrita. Dessa forma, toda a situação se tornará mais complicada do que já é.

Assim sendo, um dos passos mais fundamentais para que a criança comece a escrever melhor é ir aos poucos incrementando na rotina do pequeno, atividades que estimulem tanto o gosto quanto as habilidades em organizar ideias e colocá-las sobre o papel.

Eu percebi uma boa evolução em meu filho Miguel de 8 anos quando propus escrevermos um gibi juntos. Neste caso eu o ajudava fazendo desenhos, sugerindo os textos dos balões e ele coloria os personagens.

Atividades simples que envolvam palavras podem estimular o interesse pelos textos, por exemplo:

– Um jogo de caça palavras;

– Palavras cruzadas;

– Jogo da forca;

– Pedir para a criança contar uma história própria.

O objetivo de usar essas ferramentas é mostrar para a criança que a escrita pode ser divertida. Além é claro de  trazer diversos benefícios para os estudos e para a vida.

Portanto, comece hoje mesmo a mostrar para o seu filho o lado divertido da escrita. Desse modo, ele próprio com o tempo, demonstrará interesse em fazê-la!

faça-um-gibi-com-seu-filho

Passo 2 – Que tal usar bilhetes?

Só é possível aperfeiçoar a escrita na prática. Você pode ter toda uma base teórica do assunto, contudo, ela só será de grande valia caso coloque-a em ação. Isto é, para a criança ter uma noção prática, ela precisa fazer!

Inegavelmente, a criança se comunica com os pais 24 horas por dia. Seja para falar sobre o que brincou, sobre o que aprendeu, a criança sempre terá algo para te contar.

Agora, que tal aproveitar toda essa situação e entusiasmo da criança em contar sobre suas atividades para começar a treinar a escrita?

É nesse momento que entram os textos curtos e rápidos que estimulam o interesse pela escrita nos pequenos.

Escreva recados, lembretes e bilhetes para a criança e peça para ela responder. Prefira assuntos que ela realmente precisa ler e responder por escrito.

Você pode deixar um bilhete para a criança perguntando o que ela gostaria de fazer nas próximas férias e pedir para ela responder e te entregar na hora do jantar.  Pergunte também sobre qual filme quer assistir e outras perguntas relacionadas a assuntos de interesse da criança. O importante é fazer com que a criança esteja sempre escrevendo.

Uma dica é usar perguntas abertas, por exemplo:

Como você prefere seu jantar?

O que você acha que podemos fazer no final de semana?

Como você se sente em relação….?

Com o tempo você perceberá uma melhora significativa na forma com que o pequeno coloca suas ideias sobre o papel. Notará também melhora na forma como articula as palavras, possuindo clareza e coerência em sua escrita.

treine-a-escrita-através-dos-bilhetes

Passo 3 – Escrita e Leitura andam de mãos dadas!

Para que uma criança desenvolva o gosto pela escrita é preciso que ela tenha também o gosto pela leitura. A escrita e a leitura andam de mãos dadas, se completam. É a leitura que vai ajudar o aluno ampliar o vocabulário, estimular a criatividade e o pensamento crítico.

De nada adianta entregar para o pequeno uma folha, um lápis e pedir que ele escreva  sobre algum assunto, se ele não possui a bagagem necessária para redigir um bom texto, com facilidade.

Nesse ponto surge a oportunidade de ensinar seu filho a fazer pesquisa nos livros e dicionários.

A pesquisa e a leitura proporcionarão para a criança uma visão maior a respeito de diversos assuntos. Além de estimular e aumentar sua capacidade de persuasão, diálogo e formulação de frases.

Comece por livros de gosto da criança, podendo ser uma HQ, um livro sobre jogos ou até mesmo um texto ou livro de algum Youtuber que o pequeno goste. O ponto primordial é fazer com que a criança desenvolva o gosto pela leitura.

Quando a criança já estiver acostumada com a leitura, comece a introduzir livros mais profundos e com novas abordagens, ainda do interesse do pequeno. Com o tempo você perceberá uma formulação de ideias mais rápida, além de uma capacidade crítica e de raciocínio mais apurada.

Lembre-se que nesse ponto é fundamental que não haja pressão por parte dos pais em fazer a criança ler. O melhor cenário é você pegar um livro bem legal sentar-se junto ao seu filho e ler para ele algumas páginas.

Valorize a história, mostre a ele como é formado um livro, sumário, capítulos, seções, abas, contra-capa…

Para você conhecer mais sobre a  importância da leitura e como torná-la comum na vida da criança, vou deixar como extra um artigo aqui mesmo do blog onde falo a respeito deste assunto. Garanto que será de grande ajuda!

Fazer seu filho escrever melhor é possível!

É muito comum que os pais se sintam desmotivados, quando tentam estimular o gosto pela leitura e escrita nos pequenos e não obtêm o sucesso esperado.

Mas saiba que fazer seu filho escrever melhor é possível!

Uma vez que se tem nas mãos os meios facilitadores e a força de vontade em realizar mudanças, todo o restante do processo se torna simples de ser superado e em pouco tempo a criança já está capacitada para não apenas escrever, como também ler e falar a respeito de diversos assuntos.

Uma destas caixas de ferramentas poderosas que podem ajudar seu filho a estudar com mais qualidade é o método de estudos MemoKids, que foi pensado para ajudar nas maiores dificuldades que os pequenos enfrentam na hora de fazer a tarefa, incluindo a leitura. Por isso eu te convido a conhecer o MemoKids e fazer do seu filho não apenas um excelente escritor, como alguém capaz de estudar, compreender e memorizar tudo aquilo que ele aprender.

O que torna o MemoKids diferente de qualquer outro método de estudo são as suas técnicas de memorização, as mesmas que me deram o título de Melhor Memória do Brasil. Com o Memokids seu filho aprende como estudar e fixar o conteúdo para não esquecer mais, garantindo confiança e boas notas. Idealizei o Método MemoKids com a ajuda de psicólogos, pedagogas e professores na busca de torná-lo um meio de estudos essencial para pais e filhos em idade escolar e promover uma transformação positiva na rotina de estudos das crianças em casa.

Foram reuniões com estes profissionais durante 1 ano, que resultaram em um método com vídeo aulas sequenciais, práticas e divertidas, que ajudam a despertar na criança o gosto pelos estudos, melhoram a capacidade de leitura, escrita, compreensão e memorização de todas as disciplinas da grade escolar.

Se você se interessou pelo método, clique aqui para conhecer mais a respeito do MemoKids.. Garanto que você vai se surpreender!

Além de que evitará muitas dores de cabeça futuramente rs…

Ah, caso deseje deixar sua opinião a respeito do assunto ou tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para comentar abaixo! Prometo que irei ler e responder todo mundo.

Prof. Renato Alves

Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA

Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU

Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL

Picture of Renato Alves

Renato Alves

Renato Alves, professor há mais de 20 anos, pesquisador cognitivo, palestrante e autor de 10 livros na área da memorização e aprendizagem acelerada.

Leia mais

4 respostas

  1. A dorei! Usando bilhetes estamos nos divertindo muito. Para quem nem queria escrever uma linha agora ele só quer saber de escrever os bilhetes. Boa dica.

    1. Fico contente em ver que seu filho está ganhando gosto pela escrita, ela é uma das maiores ferramentas que o ser humano possui!! Abraços 🙂

  2. Muito interessante, gostei muito das dicas de estimular as crianças escrevendo recados e fazendo perguntas cotidianas. Temos dois filhos em idade escolar, muito interessados em leitura, mas pouco em escrita. Os jogos de caça-palavras, forca e palavra cruzada já estão no repertório deles!

    1. Fico feliz em ver que gostou do conteúdo do artigo e o mesmo serviu de ajuda para você. Incentivar os pequenos a escrever não é algo difícil, basta apenas ter perseverança em fazê-los sempre evoluir seus conhecimentos e capacidades 😉 Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe To The Updates!