Antes de começarmos nosso bate-papo sobre como corrigir seu filho educando, gostaria que refletisse comigo sobre o seguinte questionamento:
“Como é o comportamento do seu filho quando o assunto é: estudar?”
Existem algumas crianças que se comportam bem em relação ao seu aprendizado, mas na maioria dos casos é preciso dar uma atenção especial para que o pequeno cumpra sua tarefa escolar.
Sem dúvidas muitas crianças atualmente preferem passar seu tempo com atividades paralelas ao invés de sentarem e estudarem algo…
A falta de disciplina da criança com os estudos não é algo novo e nem exclusivo dos dias atuais. A grande diferença entre antes e agora, é a forma como essa situação é resolvida.
Quando você era criança, um momento ou outro acabou levando umas ‘palmadas’ por não querer estudar, certo?
Mesmo que comum para muitos, a agressão física como sinônimo de educação não é correta e menos ainda deve ser praticada. Aliás, talvez o problema de muitos adultos com o aprendizado atualmente sejam derivados dessa disciplina baseada na violência.
Isto é, a ciência e os especialistas em educação são unânimes sobre as consequências negativas dos tapas, beliscões, gritos e outras formas de violência. Aliás, ao longo dos últimos 50 anos, pesquisadores de Universidades do Texas e Michigan (EUA) realizaram um estudo com mais de 160 mil crianças (o mais completo a respeito do tema) e concluíram que, quanto mais a criança apanha, mais ela desafia seus pais ou responsáveis, se tornam reclusas e desenvolvem problemas cognitivos que impactam diretamente seu aprendizado.
Por isso, a educação e a disciplina do seu filho devem ser desenvolvidas com base em um bom diálogo e das consequências de suas ações. Ou seja, utilizando algo feito pelo seu pequeno ou até mesmo por você, como uma forma de corrigir um erro e mostrar a maneira correta de se fazer aquilo.
Mas Renato, como posso fazer isso?
Compreendo que educar os filhos não é algo fácil, ainda mais com a nossa rotina corrida e atarefada. Por isso, como uma forma de te ajudar a passar por esse processo e começar hoje mesmo a mudar como seu pequeno aprende, separei duas dicas práticas, porém, eficientes, de como você pode corrigir seu filho educando.
Adianto que ser prático não significa ser algo simples. Um dos pontos principais de uma boa educação é a persistência dos pais em ensinar. Assim, mesmo que tudo pareça extremamente complicado, mantenha-se firme, o resultado vem com esforços!
Vamos lá?
Dica 1: Educando através do exemplo!
Vejo muitos pais questionarem atitudes e ações de seus filhos que talvez nem eles próprios acabam cumprindo. Isto é, não adianta você pedir para seu filho deixar o videogame de lado e estudar, quando você não desgruda do celular por nenhum minuto.
Outro exemplo, não adianta cobrar da criança a organização do seu quarto ou lugar que brincou, quando nenhum esforço é feito pelo responsável para arrumar alguma bagunça feita por ele…
As crianças, independente da idade, se espelham muito em seus pais e tomam por base em suas atitudes sua maneira própria de agir. Por isso é muito importante sempre mostrar um bom comportamento e nunca partir para a raiva, caso contrário a criança irá apenas regredir.
Procure sempre que seu filho estiver por perto, sentar-se à mesa e ler um livro, aprender algo novo ou simplesmente ajudar na organização da casa. Dessa forma, quando a criança fazer algo errado, você pode calmamente questioná-la sobre aquilo e tomar por suas ações a maneira correta.
Aliás, o diálogo é fundamental nessa etapa, pois é com base nele que muitas situações serão resolvidas sem que seja necessário algo maior. Através do diálogo você consegue identificar os pontos principais do seu filho e trabalhar exemplos que o incentivem corretamente.
Conforme seu filho for crescendo, o exemplo deixará de ser uma influência e se tornará algo próprio do pequeno, de maneira que ele saiba o que deve ou não ser feito e os motivos para isso.
Dica 2: Compreenda a idade do seu filho!
Algo fundamental de todo o processo educacional da criança, são os pais compreenderem e respeitarem a idade do seu filho. Ou seja, não encarar como desobediência ou malcriação algo que é típico de ocorrer durante determinada faixa etária.
O ponto a qual quero chegar, é muitas vezes você pode tomar uma ação do seu filho como uma forma de rebeldia ou chamar atenção, quando na verdade para o pequeno, aquilo seja algo normal e comum de ocorrer.
Por exemplo, vamos supor que seu filho esteja com 8/9 anos de idade e a leitura não seja algo comum em sua vida. Provavelmente, caso você dê um livro para o mesmo e peça-o para lê-lo, ele não irá e acabará deixando o presente de lado. Para alguns pais, isso será um sinal de falta de interesse e falta de vontade, porém não é bem assim.
Para que a leitura seja algo comum na vida da criança, é preciso que ela seja estimulada de forma correta e gradativa. Ou seja, vá aos poucos adaptando o ato de ler na vida do pequeno, conforme sua idade e interesses. Respeite suas escolhas e gostos, não tente impor algo que na mente do pequeno seja de outro mundo.
Aliás, aqui mesmo no blog MemoKids você encontrar um artigo incrível a respeito de como estimular a leitura corretamente na vida do seu filho. Creio que seja um grande complemento para o que estou abordando. Por isso, clique aqui e leia-o assim que acabar esse artigo!
Contudo, isso não se refere a tudo. Respeitar a idade da criança não significa ser permissivo e deixar a criança comandar a casa. É preciso que a criança entenda que sempre teremos coisas a serem feitas porque gostamos e outras porque precisamos.
Nesse ponto, mais uma vez o diálogo se faz totalmente essencial e necessário, pois é preciso explicar de maneira calma, os motivos de tais atitudes, sem prejudicar a criança!
Conte com o auxílio de métodos de estudo!
Durante a educação da criança, existem muitas ferramentas que podem ser excelentes aliadas e tornar todo o processo mais prático e bem direcionado. Algumas delas, são as ferramentas de estudo.
Muito da desobediência escolar dos pequenos tem uma origem em comum: o simples fato de não saberem como estudar corretamente. Assim, uma situação que para as crianças já não é simples, se torna ainda mais complicada, fazendo-a perder o interesse em aprender.
Por esse motivo, quero te apresentar uma maneira simples e prática de contornar toda essa situação desde cedo, fazendo dos estudos do seu filho não apenas eficientes, mas muito mais fáceis do que o esperado.
Você já ouviu falar do Método MemoKids?
Desenvolvido ao decorrer de 1 ano, contando com o auxílio de professores, psicopedagogos e especialistas da educação, o MemoKids é referência quando o assunto é treinamento e preparação educacional infantil!
Suas técnicas que visam trabalhar diversas áreas da aprendizagem, como a concentração, compreensão e capacidade de retenção, já impactaram positivamente mais de 12 mil alunos em diversos países.
Por isso, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a tornar os estudos do seu filho eficientes, corrigindo-o por meio da educação. Clique aqui e conheça o Método MemoKids!!
Ficou alguma dúvida a respeito do assunto ou deseja comentar sobre a forma a qual você educa seu filho por meio do aprendizado? Sinta-se à vontade para comentar, prometo que irei ler e responder todo mundo.
Não se esqueça também de compartilhar esse artigo com outros pais e/ou responsáveis. Talvez eles estejam passando por uma situação na qual o texto sirva de grande ajuda.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves
Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.