Muitas crianças possuem um medo enorme de falar em público ou realizar uma apresentação. Dessa forma, só de pensar no assunto, começam a ficar nervosas, outras a tremer e algumas até mesmo ficam paralisadas.
Inclusive, segundo um estudo realizado por Stephen Lucas em seu livro, “A arte de falar em público”, o mesmo descobriu que o medo de apresentações, de falar perante uma plateia, é tão grande e comum quanto o medo de cobras.
Aliás, como seu filho lida com apresentações?
Consegue falar perfeitamente ou também sofre dos problemas citados acima?
A chave de todo o medo de falar em público está no simples fato da falta de costume e treino, fazendo que tal ação não o deixe à vontade durante a realização da mesma.
Agora pense, se uma pessoa adulta já sofre com sérios problemas durante uma apresentação, imagina como as crianças se sentem a respeito disso?
Aprender a falar em público é essencial para que a criança consiga trabalhar melhor suas habilidades comunicacionais, aumentando sua confiança e desenvoltura em sala de aula e sociedade.
Além disso, saber falar em público ajuda a criança a desenvolver outras habilidades essenciais em sua educação, como a persuasão e a liderança, o que a torna mais organizada e direcionada durante as atividades que precisa desenvolver.
Algumas crianças não demonstram medo a fim de não preocupar seus pais. Assim, é muito importante que os pais estejam sempre de olho, a fim de ajudar o pequeno quando for mais necessário.
Por esse motivo, eu quero te ajudar nessa questão, então separei algumas dicas simples, contudo extremamente eficientes, que caso comecem a ser aplicadas na rotina do seu filho como atividades, o tornarão mais capacitado para não apenas apresentações em sala de aula, como também para atividades que realizar fora do ambiente escolar.
Dessa forma, você já evita que o medo de apresentações seja instalado no seu pequeno, antes mesmo da atividade ser dada!
Atente-se ao branco na memória!
Antes de prosseguirmos para as dicas em si, é preciso fazer uma observação a respeito dos famigerados brancos na memória.
Como já disse em outro artigo aqui do blog MemoKids, a qual você pode ler clicando aqui, o branco na memória é normalmente estimulado a ocorrer quando nos encontramos em uma situação de tensão ou nosso estudo não foi consistente.
Durante uma apresentação, onde a criança está em uma situação de aflição, angústia e até mesmo stress, é totalmente capaz de que para piorar tudo, ocorra um branco na memória, levando o pequeno a esquecer tudo aquilo que foi visto.
Dessa forma, é preciso que você quebre um pouco dessa imagem negativa que as crianças possuem a respeito de apresentações, buscando lhe passar não apenas conforto, mas também confiança para falar sobre os mais diversos assuntos.
Uma atividade interessante para isso, seria você ensinar o pequeno de que para cada pensamento negativo que passar na sua mente, outros três positivos sejam postos no lugar.
Por exemplo, vamos imaginar que antes de uma apresentação a criança pense que irá esquecer aquilo que estudou e falar apenas frases sem sentido. O oposto disso, o positivo, seria a criança pensar que conseguirá falar tudo perfeitamente, dar exemplos e ainda interagir com o público presente.
Entendeu a analogia feita? Pois é nela que é preciso trabalhar para evitar que os brancos na memória ocorram em um momento tão importante e decisivo para os pequenos!
Mostre sempre o lado bom de tudo para seu filho, assim a criança perde os medos cravados na sua mente desde pequena, evitando frustrações.
Realize ensaios antes das apresentações!
Um dos maiores problemas das crianças na maioria das atividades que vão realizar, é o fato de deixarem tudo para a última hora ao invés de irem preparando detalhadamente com o tempo.
Com as apresentações não é diferente. Ao invés dos pequenos utilizarem o tempo prévio para estudarem a respeito do conteúdo que vão apresentar, anotando os elementos principais e pesquisando novos pontos, muitos preferem deixar tudo para o último dia, decorando o que deve ser lido e indo se apresentar totalmente despreparado.
Aliás, decorar um texto a ser dito durante uma apresentação é uma estratégia perigosíssima para as crianças. Isto é, quando o pequeno decora um texto, ele tem acesso a ele apenas por determinado período de tempo. Assim, qualquer deslize, tudo pode ser esquecido e a apresentação virar um fracasso.
Ao invés disso, procure estimular seu filho a realizar ensaios antes da apresentação final, falando em voz alta todos os pontos principais a serem abordados na apresentação.
Agindo dessa maneira, o conteúdo fixa de forma mais eficiente na mente do pequeno, fazendo-o memorizar e ganhar domínio sobre aquilo que precisará abordar.
Além disso, por meio dos ensaios a criança conseguirá cronometrar melhor o tempo gasto para se apresentar. Além de se familiarizar com os termos e palavras, se expressando com uma melhor dicção e desenvoltura.
Uma dica extra, é seu filho realizar ensaios em frente a um espelho. Assim, além de conseguir notar melhor suas expressões e gesticulações, o pequeno poderá notar sua postura e fala.
Ensine seu filho a não ter medo de cometer erros!
É comum que qualquer pessoa tenha medo de cometer erros, afinal, ninguém deseja fazer papel de bobo perante um público. Aliás, esse é um dos maiores motivos de muitas pessoas terem medo e irem mal em apresentações ao vivo, elas botam tanta pressão em cima da perfeição, que acabam cometendo deslizes e tornando tudo um caos.
Lembre-se que nós somos os nossos piores críticos. Sempre terá algo que não nos agrada naquilo que fazemos. Com as crianças isso não é diferente. Para elas, tudo podia ser melhor a fim de agradar seus pais e a si mesmas, sendo assim que o medo de apresentações se instala, uma vez que para ela, caso não seja perfeito, não será válido.
É de extrema importância que desde cedo, os pais ensinem seus filhos de que não precisa ter medo em cometer erros. Afinal, é assim que se realmente aprende a maneira correta de fazer algo.
Os grande oradores não são perfeitos, eles sempre buscaram nos erros que cometeram a solução para aquilo. Assim, com o tempo, foram melhorando e evitando os deslizes das quais já têm conhecimento.
É isso que seu filho precisa ter noção para evitar desenvolver o medo de apresentações!
O medo é uma das maiores armadilhas que a mente humana pode dispor, pois ele age em função com diversas partes do corpo e nos impede de cometer determinadas ações, como por exemplo, falar.
Por isso, buscar evitá-lo é fundamental para que tudo possa prosseguir como o planejado. Desse modo, mostre para seu filho que caso ele cometa um erro, não tem nada de anormal em pedir desculpas e falar novamente o necessário.
Isso além de evitar uma situação constrangedora, mostra para o público presente que o pequeno possui humildade e um senso de aceitação bem desenvolvido.
Deixe o medo de apresentações no passado do seu filho!
Superar o medo de apresentações não é algo complicado e muito menos impossível de ser alcançado. Seguindo corretamente as orientações citadas no texto, você conseguirá tirar esse mal do seu filho, para que o mesmo possa prosseguir com seus estudos normalmente.
Mas, isso ainda não é tudo, existe outra coisa que pode ser feita pela educação do seu filho, que o ajudará não apenas a falar com mais facilidade em público, como o tornará mais capacitado para estudar e memorizar diversos conteúdos da sua grade escolar.
Você já ouviu falar do Método MemoKids?
Desenvolvido com a ajuda de professores, profissionais da área educacional e psicopedagogas, o MemoKids é referência quando o assunto é educação infantil, pois de maneira simples, contudo extremamente eficiente, ensina para a criança técnicas de estudo e memorização, transformando toda a forma como os pequenos encaram a educação.
O MemoKids é passado através de videoaulas dinâmica e atrativas, buscando captar o foco da criança e fazê-la se concentrar naquilo que é mais importante. Além disso, ao decorrer das aulas diversos materiais extras serão encontrados, a fim de tornar toda a experiência ainda mais eficiente.
Portanto, faça como mais de 12 mil pessoas já fizeram e inscreva seu filho no Método MemoKids. Clique aqui e transforme a forma como seu filho encara o conhecimento.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseja fazer um comentário sobre algo que ocorreu com você, sinta-se à vontade. Prometo que irei ler e responder todo mundo!
Compartilhe esse texto com outros pais também, talvez eles estejam passando por algo parecido e o artigo venha ajudar!
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves.
Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.