Imagine que seu filho se dedica durante semanas para uma prova. Porém, na noite anterior ele simplesmente se esquece de tudo…
Certamente ele enfrentará um alto nível de tensão e stress antes da prova. Inclusive, ele poderá se sentir frustrado ou incapaz de ter sucesso nos estudos.
E para um estudante uma das piores coisas que pode acontecer é ter a autoestima nos estudos afetada desta forma ainda na infância.
De fato, muitos pais relatam que esses esquecimentos são frequentes na rotina de estudos de seus filhos. Isso afeta principalmente seu desempenho escolar. Ainda que ele tenha passado horas estudando, esforçando-se, ele pode sofrer um apagão e se esquecer de tudo.
O que fazer para evitar que isso ocorra?
A solução é simples e chama-se REVISÃO!
O nosso cérebro é programado naturalmente para manter uma informação “acessível” por um determinado período de tempo. Muitos fatores influenciam no tempo em que as informações ficam armazenadas em nossa memória. Mas na infância a principal delas é a forma como a criança estuda.
Fazer revisões para provas ajuda a consolidar o conhecimento adquirido na memória de longa duração.
Por essa razão, fique de olho na forma como seu filho estuda. Não adianta deixar para estudar apenas na véspera da prova, por medo de esquecer.
Essa é uma estratégia que não ajuda nosso cérebro a gravar as informações por longo período de tempo. Muitas vezes, quando chega o momento da prova, as informações já não estão mais disponíveis na memória da criança.
Além disso, nosso cérebro precisa descansar e é durante este descanso que o cérebro consolida o aprendizado.
Outra estratégia que não funciona é repetir o conteúdo diversas vezes antes da prova, como um papagaio. Esse tipo de “decoreba” não funciona, pois a criança não aprende a raciocinar, associar e utilizar o conhecimento.
Como ajudar meu filho a fazer revisões para provas?
O principal objetivo de fazer revisões de um conteúdo já estudado é ajudar na fixação em nossa memória de longa duração.
As revisões antes das provas aumentam a qualidade do aprendizado e aceleram o tempo de estudo. Por meio das revisões você evita o retrabalho de ter que estudar algo novamente com seu filho.
Isso significa que o ato de fazer revisões para provas é um agente facilitador do aprendizado da criança.
Quando a criança utiliza técnicas de revisão validadas por especialistas em educação infantil, ela adquire as ferramentas para consolidar o conhecimento antes das provas e pela vida.
A seguir, separei 3 Técnicas para fazer revisões para provas, gravar o aprendizado na memória de longa duração e consolidar o conhecimento de forma eficiente.
Técnica de Revisão Espaçada
Normalmente, as crianças possuem semanas de provas repletas de conteúdos a serem estudados.
Isso faz com que a maioria das crianças seja obrigada a estudar uma grande quantidade de assuntos em intervalos curtos. Muitas vezes com pouco tempo para outras atividades.
Se um método de revisão não for aplicado, a criança terá dificuldade de avançar nos estudos. Além disso, precisará estudar de novo o que já havia lido anteriormente para seguir. Ou seja, avançará lentamente.
É claro que caso uma informação seja necessária apenas por um curto período de tempo, o ato de repetir diversas vezes até decorar, irá ajudar. Contudo, esta estratégia não vai ajudar no aprendizado a longo prazo.
Mas, para a grande maioria dos conteúdos das matérias no período escolar é necessário o aprendizado consistente. Ou seja, gravar o conhecimento na memória de longo prazo. O desafio é memorizar quando a criança não tem muito tempo disponível para isso. Neste sentido, a Revisão Espaçada pode ajudar.
A técnica de Revisão Espaçada consiste em distribuir o aprendizado ao longo do tempo, buscando evitar que uma informação estudada seja esquecida e relaciona-se com a Curva do Esquecimento.
A “Curva de Esquecimento” foi criada por Hermann Ebbinghaus, o primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência.
Ele verificou que após 20 minutos uma boa quantidade das informações estudadas haviam se perdido, ou seja, ele havia esquecido.
Seus estudos mostraram que depois de 24h, se você continuar lembrando, possivelmente não vai mais se esquecer. Além disso, para memorizar e reter a reter a informação por mais tempo é preciso estudar em intervalos maiores.
Para ilustrar melhor os resultados obtidos por Hermann e aprender como aplicar a revisão espaçada, preste atenção na imagem abaixo e os intervalos e tempo para realizar a memorização.
Técnica dos Flash Cards
Os Flash Cards foram desenvolvidos pelo jornalista alemão, Sebastian Leitner, em aproximadamente 1970 e desde então tem sido cada vez mais utilizada e validada.
Em princípio, a técnica consiste em fazer pequenos cartões, onde de um lado você escreve uma pergunta e no verso suas respectiva resposta.
Após fazer isso, junto com seu filho, separe os cartões em três caixas.
Na primeira caixa, vocês devem colocar os cartões com as perguntas que seu filho ainda erra. Os cartões da primeira caixa devem ser revisados pelo seu filho uma vez por dia, como forma de se familiarizar com o assunto.
Já na segunda caixa, vão os cartões cujas respostas a criança acerta, porém, acaba se confundindo e fica em dúvida. Os cartões da segunda caixa devem ser revisado a cada três dias, apenas para deixá-lo fresco na mente.
Por fim, na terceira e última caixa, vão os cartões cujas respostas seu filho já domina. Estes cartões devem ser vistos uma vez por semana, pois eles já estão consolidados em sua memória de longa duração e você deve apenas revê-los.
Veja o vídeo abaixo para te ajudar a implementar esta técnica com seu filho:
Desenvolvendo mapas mentais
O mapa mental é um diagrama simplificado que conecta informações em torno de uma tema central. Dessa forma, você pode entender o mapa mental como uma árvore, cujos galhos consistem em informações reduzidas originárias de um eixo principal. Assim, o mapa mental se faz uma ferramenta poderosa e importante para a compreensão e memorização de um assunto.
O mapa mental é um tanto revolucionário, pois toda a sua criação é baseada no funcionamento do cérebro. Sem dúvidas, através do mapa mental é possível ter um campo de visão maior a respeito das capacidades que seu filho possui nos estudos, uma vez que sua estrutura torna possível enxergar os pontos altos e baixos de todo o processo educacional da criança.
Como o mapa mental é uma estrutura rica e diferenciada de caso para caso, sendo necessário um longo aprofundamento a fim de falar de todas as suas vertentes, recomendo que assista ao vídeo abaixo, onde explico de maneira simples, como você pode montar um mapa mental para seu filho rapidamente. Garanto que será de grande ajuda!
Que tal colocar as revisões em prática hoje mesmo?
Bom, eu espero que agora que chegamos ao final do texto, você já tenha em mente que uma revisão eficiente não consiste apenas em anotações e passagens grifadas, além de saber a importância da mesma para os estudos do seu filho. Espero também que já tenha uma ideia de como implementar a revisão nos estudos do pequeno, sem que isso se torne chato para ele.
Entretanto, convém lembrar que a revisão é apenas uma técnica que pode ajudar seu filho a consolidar o conhecimento, mas sozinha não resolve 100% das dificuldades nos estudos.
O que ajuda seu filho a aprender de forma consistente, driblar os ladrões de atenção, desenvolver o gosto pelos estudos, aprender o jeito certo de estudar e memorizar é estudar com mais método e menos decoreba.
A boa notícia é que nem todo método de reforço escolar precisa ser chato. Eu recomendo o Método MemoKids que desenvolvi com minha equipe pedagógica, professores e neurocientistas.
O método MemoKids foi especialmente desenhado para ajudar as crianças com dificuldades nos estudos a aprenderem como estudar com método, organização e disciplina. O método ensina técnicas de estudo e memorização das matérias, incluindo técnicas de revisão, além das que vimos neste artigo.
O método é online, ou seja, você e seu filho estudam em casa, na hora mais adequada para vocês. As aulas são curtas e objetivas, em uma linguagem muito acessível para as crianças.
As técnicas de memorização das matérias são as mesmas que utilizei para conquistar o título de melhor memória do Brasil, porém adaptadas para a linguagem da criança.
Interessante, não é?
Quer conhecer mais a respeito do método? Clique aqui e saiba o que o método já fez por mais de 12 mil crianças no Brasil e no exterior.
Aproveite também para deixar um comentário neste artigo. Gosto muito de trocar informações com os pais e mães e adoraria ler seu comentário também.
Se você conhece outras mães que passam por dificuldades nos estudos de seus filhos, compartilhe este texto. Você pode fazer a diferença na vida destas famílias.
Viva bem. Lembre bem.
Prof. Renato Alves.
Pesquisador cognitivo, autor do Método MemoKids, autor dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.