Como a tecnologia pode ajudar nos estudos?

a-tecnologia-como-aliada-nos-estudos

Você já parou para pensar no tempo que seu filho passa em frente a um dispositivo eletrônico? Alguma vez você teve o cuidado de cronometrar? Não se preocupe, alguém fez isso para você e a conclusão é reveladora.

Estudos mostraram que aos 5 anos de idade uma criança chega a ficar 11 horas em um Smartphone. Não tem erro de digitação, trata-se de grande parte do dia mexendo no celular. Isto é, gastando um tempo precioso com jogos, youtubers, whatsapp ou redes sociais.

Agora… pense novamente, quantas vezes você vê seu filho com um livro na mão? Ou fazendo a tarefa de casa sem objeções?

Sim, eu sei que é uma pergunta dura e difícil de responder. Mas, a realidade é que nossos filhos ficam mais tempo ligados aos dispositivos eletrônicos do que ao universo dos estudos.

A tecnologia é inimiga da educação?

A sociedade atual está cada vez mais conectada. Quanto menor a idade, mais tempo a criança passa com os olhos num dispositivo. Isto é, aos 2 anos e meio de idade, por exemplo, uma criança chega a passar até 18 horas por dia com algum dispositivo para entretê-la. Eles são como babás eletrônicas.

Parece uma aberração ou o fim dos tempos, mas é uma tendência mundial.

No evento Bett Educar 2019 (Congresso Internacional de Educação) o qual tive oportunidade de visitar e conversar com vários expositores, a bola da vez era a alta tecnologia ligada aos estudos. Ou seja, é provável que nossos filhos permaneçam conectados aos dispositivos eletrônicos e aos robôs “tutores” pelo resto da vida.

Muitas empresas no Vale do Silício prevêem que em 2030 as maiores universidades do mundo serão Youtube, Google e Youku (o Youtube da China).

Hoje muitas escolas já incorporam a tecnologia no dia-a-dia das suas atividades. De fato, entenderam que as crianças já não vivem mais no ambiente analógico, como era há alguns anos.

Deste novo paradigma na educação nasceram plataformas digitais de suporte às instituições de ensino. Como o Google for Education, que oferece uma série de ferramentas e apps para educadores.

Com o uso destas ferramentas a escola pode disponibilizar o material de forma digital, com fácil acesso para todos. Além disso, permite que professores automaticamente compartilhem os relatórios de rendimento dos alunos com os pais.

Como usar a tecnologia nas tarefas escolares?

Como atrair a atenção das crianças para que elas utilizem os dispositivos eletrônicos em prol dos estudos, ao invés do entretenimento?

Para ajudar a responder estas perguntas, selecionei 3 dicas muito práticas. De fato poderão transformar a sua percepção a respeito da tecnologia na educação. Além disso, te ajudarão a guiar seus filhos pelo conhecimento, sem abrir mão dos dispositivos que eles tanto amam.

Quer saber quais são? Continue lendo…

Dica 1: Use o YouTube a seu favor!

O YouTube talvez seja a ferramenta favorita das crianças atualmente, já que ele oferece uma possibilidade enorme de conteúdos gratuitos, sobre os mais diversos temas e nas mais variadas línguas. Ou seja, ele é o escape ideal para o mundo do entretenimento.

De fato não gostamos de ver nossos filhos gastando horas e horas em algo que não agrega. Contudo, é possível mudar isso?

Toda vez que estudo ou faço tarefas com meu filho, sigo um ritual que ensino em meu curso de memorização para crianças, MemoKids.

Eu leio junto com ele a página de tarefas, depois pesquisamos um vídeo rápido sobre o assunto (o ideal é que não tenha mais do que 5 minutos), conversamos um pouco sobre o assunto e finalmente partimos para a tarefa.

Isto é, eu tento mostrar para o meu filho que um bom vídeo ou um bom canal pode servir como um facilitador do entendimento antes de completar as tarefas. O vídeo bem elaborado também ajuda o aluno a fixar o conteúdo na memória, ou seja, ele irá lembrar da matéria por mais tempo.

O YouTube tem um vasto conteúdo de qualidade disponível. Sendo assim, é interessante pesquisar e assinar os melhores canais de conteúdo (inclusive o meu – clique aqui para se inscrever).

No youtube você pode pesquisar por conteúdos específicos, como:

– Aulas de matemática;

– Dicas para interpretar textos;

– Atividades de inglês.

Ou ainda acessar canais que oferecem conteúdos interessantes para as crianças, tais como:

Manual do Mundo – Que trata sobre ciência e tecnologia;

Minuto da Terra – Curiosidades sobre ciências;
Ponto em Comum – Diversos temas divertidos;
Cinestoria – A história contada através dos filmes.

Todos os canais acima incentivam que a criança acesse conteúdos relacionados aos estudos de forma lúdica e interessante.

Se o seu filho se mostrar pouco interessado no início, não desista. De fato no começo isso é normal. Contudo, comente sempre que possível sobre os conteúdos destes canais e você verá que isso despertará o interesse dele em conhecer mais.

Dica 2: Aposte nos jogos educativos!

Quando seu filho é muito pequeno, quem é que decide quais jogos ele irá acessar em seu celular? Inegavelmente os pais, não é? Então, que tal você aproveitar esse momento mágico de descoberta dos joguinhos para ensiná-lo a contar os números, aprender o alfabeto ou os primeiros vocábulos em Inglês?

Existem jogos educativos, que permitem o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, jogos que misturam o didático com o entretenimento que podem contribuir com a educação do seu filho.  

Nas crianças maiores, estes jogos podem complementar os conteúdos de sala de aula, e ainda estimular que os pequenos esforcem suas mentes para chegar a uma solução, treinando raciocínio lógico, criatividade, habilidades de associação, etc.

É só acessar a loja de aplicativos do seu celular e procurar por palavras chaves específicas como Tabuada, Inglês, Matemática, Educação, etc.

Vou deixar a indicação de alguns jogos educativos que você pode incorporar na rotina de estudos do seu filho.

Busuu Kids – Ótimo para ajudar os pequenos no aprendizado de inglês e espanhol;
Minion Rush – Estimula o raciocínio lógico através de missões a serem feitas;
Tiny Thief – Incentiva que a criança encontre soluções para ajudar o pequeno personagem a ir bem em seus desafios.
Xbox:
Minecraft – É ótimo para a criança desenvolver habilidades matemáticas, espaciais e aprender a solucionar problemas;
Kinect Sports Gems – É uma ótima opção para os pequenos desenvolverem habilidades físicas e conhecimentos sobre diversos esportes;
Unravel – Boa opção para estimular o raciocínio lógico da criança, incentivando que ela chegue ao fim do jogo sem cometer erros.
Na plataforma do Playstation 4:
LittleBigPlanet3 – É perfeito para estimular na criança o raciocínio através da resolução de enigmas e mistérios;
Hohokum – Ajuda os pequenos a desenvolverem seu lado criativo e ver o mundo com novas cores e formatos;
Skylanders Trap Team – Ajuda as crianças a perceberem a importância do trabalho em equipe e desenvolver empatia.
Dica 3: Use e abuse dos Cursos Online (EAD)

Você acha que na Internet tem muito conteúdo de qualidade e totalmente gratuitos? Imagino que sim, não é verdade. E se os gratuitos são bons, imagine os conteúdos pagos!

Os cursos online são uma excelente opção para quem quer aprender sem ter que pegar trânsito, esperar em filas ou ficar por horas longe de casa. Eu mesmo vivi a migração do público de eventos presenciais para os cursos de memorização online. De 2015 para cá temos mais de 80 mil alunos em nossa plataforma de cursos à distância.

A grande vantagem do curso à distância comparado ao curso presencial, é a facilidade de saber o conteúdo do curso antes de se matricular, ver a opinião das pessoas que já fizeram o curso, conversar online com ex alunos, consultar blogs, vídeos, páginas que falem sobre o curso e até mesmo lives dos professores na época de abertura de matrícula. Tudo isso em alguns cliques.

Uma das opções que os pais consideram quando seus filhos passam por dificuldades relacionadas aos estudos é contratar cursos específicos que oferecem aulas de reforço na matemática, português, etc.

A diferença do online e do gratuito é a gama maior de ensinamentos, estratégias secretas e selecionadas e o melhor, ter acesso exclusivo ao autor do método. É mais ou menos como se você participasse de uma mentoria “tete a tete” com Albert Einstein. Já imaginou, que privilégio?

Como descobrir um bom curso online para seu filho?

O custo para se contratar um professor particular, muitas vezes, é inviável para os pais nos dias atuais. Além disso, outro problema é a segurança!

Quando comecei a trabalhar com técnicas de memorização, não havia disponível um curso à distância para atuar nessas maiores dificuldades das crianças, capaz de ajudá-las a despertarem para o universo dos estudos e do conhecimento. Nem mesmo nos cursos por correspondência.

Foi quando decidi reunir um grupo de educadores, pedagogas, psicólogas e uma neurocientista para discutirmos como ajudar nossas crianças nas maiores lacunas na educação em casa.

Junto a este grupo multidisciplinar, desenvolvi o Método MemoKids, um método online, disponível para os pais no Brasil inteiro e que funciona como um coaching guiado para o estudo e memorização de matérias.

Meu objetivo foi construir um método que fosse ao mesmo tempo prático, capaz de orientar os pais e envolver as crianças no universo dos estudos, com uma linguagem de interesse dos pequenos.

No MemoKids incorporei, além de estratégias de estudos, as técnicas de memorização (que me deram o título de melhor memória do Brasil) para ensinar as crianças como estudar e não se esquecer.

Se você quiser conhecer melhor o método MemoKids, clique aqui.


A tecnologia é uma porta para o futuro!

A tecnologia não precisa ser uma inimiga da educação em casa, mesmo porque vivemos tempos de homeschooling onde os pais podem ser responsáveis diretos pela educação dos filhos.

As crianças de hoje nascem neste ambiente tecnológico e assimilam muito rápido a linguagem da Internet.

Os pais é que precisam “correr atrás” e se atualizar para tirar o máximo proveito dos gadgets e dispositivos eletrônicos, em benefício dos filhos.

Se você gostou deste conteúdo e quiser comentar sobre a sua experiência relacionada aos desafios ao engajar seus filhos nos estudos através da tecnologia fique à vontade para comentar. Prometo que irei ler e responder todo mundo.

Não se esqueça de compartilhar esse texto com outros pais. Você pode fazer a diferença na vida deles também!

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Autor: O CÉREBRO COM FOCO E DISCIPLINA

Autor: NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDOU

Título: MELHOR MEMÓRIA DO BRASIL

Picture of Renato Alves

Renato Alves

Renato Alves, professor há mais de 20 anos, pesquisador cognitivo, palestrante e autor de 10 livros na área da memorização e aprendizagem acelerada.

Leia mais

2 respostas

  1. Adorei o post… Comprei o Memokids e estou gostando apesar da minha filha ainda ter uma certa resistência…. mas vc não teria dicas de alguns cursos on line pra fazerem este papel que comentou, ficar no lugar do professor particular?
    Obrigada…. gosto muito de tudo que vc fala… Parabéns..

    1. Infelizmente não conheço nenhum curso em mente no momento, mas posso dar uma olhada para futuras atualizações. Fico feliz em ver que adquiriu o Método MemoKids e tenho certeza de que as capacidades da sua filha irão melhorar muito. Obrigado pela confiança, abraços 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe To The Updates!